adeptos-logo
Nacional
18/01/26 às 10:25

Oficial: José Vala deixa o Caldas ao fim de 10 anos numa saída marcada «por amor»

Está oficialmente terminada uma das ligações mais longas e simbólicas do futebol português fora dos grandes palcos.

José Vala deixou o comando técnico do Caldas, colocando um ponto final numa relação de dez anos com o emblema das Caldas da Rainha, numa decisão comunicada este sábado à direcção e tornada pública através de um comunicado carregado de emoção, no qual o clube sublinha que a saída acontece «por amor».

Hoje pode ver em direto na TV: futebol em força, grandes ligas e modalidades em destaque

Num texto marcante, o Caldas SC explica que a decisão surge num contexto difícil, mas profundamente ligado à identidade e ao sentimento de pertença de José Vala ao clube. «Ficar é um ato de amor. (…) Mas, às vezes, sair é um ato de amor ainda maior», começa por escrever o emblema alvinegro, num comunicado que enfatiza a coragem necessária para abandonar um projecto construído ao longo de uma década, sobretudo quando o desejo pessoal seria o de continuar.

O clube recorda que José Vala esteve ligado ao Caldas durante mais de dez anos, primeiro como jogador e depois como treinador, sempre movido por um «amor desmedido ao brasão». «Hoje, apresentou à Direção do Caldas SC a decisão irreversível de deixar o comando da equipa técnica. Sai por amor. Sai pelo amor profundo que sente por este clube e porque não suporta a ideia de o ver sofrer», lê-se na nota oficial, que sublinha ainda que o treinador coloca o clube «acima de qualquer nome, cargo ou legado».

A ligação de José Vala ao Caldas começou ainda como atleta. Formado no clube, teve três passagens enquanto sénior — entre 1990 e 1992, de 1997 a 2004 e na época 2009/10. Já como treinador, iniciou funções como adjunto antes de assumir o comando principal na temporada 2012/13. Após uma breve passagem pelo AE Óbidos, regressou ao Caldas em 2016, onde permaneceu até 2026. No total, somou 309 jogos como treinador do clube, um número que ajuda a explicar o peso histórico da sua figura na Mata.

Esta saída acontece meses depois de um episódio particularmente marcante. Em dezembro, após o encontro com o SC Braga, relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal, José Vala tinha anunciado a sua demissão em protesto contra a decisão da Federação Portuguesa de Futebol de transferir o jogo do Campo da Mata para Torres Vedras, decisão tomada à última hora e que gerou forte contestação. Nessa altura, o treinador acabaria por recuar, após manifestações públicas de apoio e confiança por parte do clube.

Agora, porém, a decisão é definitiva. José Vala deixa o Caldas numa fase delicada da época, com a equipa no 8.º lugar da Série B da Liga 3, atravessando um ciclo negativo de nove derrotas consecutivas no campeonato. Apesar do contexto desportivo adverso, o adeus faz-se com reconhecimento e emoção, num momento que fecha um capítulo ímpar da história recente do clube.

Benfica vence em Vila do Conde, reage às derrotas e volta a aproximar-se do Sporting

«Dez anos não cabem em palavras», escreve o Caldas, num último parágrafo que resume o impacto de José Vala no emblema alvinegro. Um adeus carregado de simbolismo, que deixa uma marca profunda no clube e na cidade.