adeptos-logo
Vídeos
13/07/25

Arrepiante homenagem no 1º jogo do Liverpool sem Diogo Jota

Primeiro jogo da pré-época dos reds foi marcado por um ambiente de dor e memória. Cânticos, silêncio e emoção numa tarde inesquecível em Deepdale.

O futebol parou para recordar Diogo Jota e o seu irmão André Silva. Dez dias depois da tragédia que ceifou a vida dos dois irmãos portugueses, num brutal acidente de viação, o Liverpool voltou a entrar em campo… mas este não foi um jogo qualquer. No relvado de Deepdale, casa do Preston North End, viveu-se um dos momentos mais emocionantes que o futebol inglês já proporcionou.

Veja também: Volte-face no negócio entre Sporting e Arsenal por Gyökeres graças ao empresário

Em vez da habitual apresentação da equipa da casa aos sócios e adeptos, houve respeito, solidariedade e um profundo silêncio. O Preston adiou celebrações e assumiu um papel comovente na homenagem à memória de Jota e André. A entrega de uma coroa de flores ao centro do relvado, por parte do capitão da equipa da casa, abriu uma tarde de emoções fortes.

Antes do apito inicial, uma versão arrepiante de “You’ll Never Walk Alone”, interpretada pela cantora Claudia Rose Maguire, envolveu o estádio num manto de emoção. Seguiu-se um minuto de silêncio absoluto, interrompido apenas pelas memórias, pelas lágrimas e pelas tarjas nas bancadas com o nome de Diogo Jota – o eterno número 20 do Liverpool, número esse que o clube decidiu retirar de todos os escalões, como símbolo de homenagem e legado.

Veja também: O motivo que levou o FC Porto a acelerar a compra total de Samu

Os jogadores dos reds, protegidos pelas câmaras, pouco apareceram. A dor era visível, mesmo sem close-ups. E quando o minuto terminou, a voz das bancadas ergueu-se para um dos cânticos mais icónicos do clube, agora com um novo significado.

“Oh, he wears the number 20,
He will take us to victory,
And when he’s running down the left wing,
He’ll cut inside and score for LFC.
He’s a lad from Portugal,
Better than Figo don’t you know,
Ohhh, his name is Diogo!”

Veja também: Corte brutal: O salário que Félix vai auferir no Benfica

 

Naquele momento, Diogo Jota não era só um avançado português do Liverpool. Era a alma daquele clube. E o futebol, com toda a sua força coletiva, mostrou mais uma vez porque é muito mais do que apenas um jogo.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues