Kenny Atkinson foi distinguido como Treinador do Ano da NBA na temporada 2024/25, após conduzir os Cleveland Cavaliers a uma campanha memorável. Na sua primeira época no comando da equipa, Atkinson alcançou 64 vitórias na fase regular, o segundo melhor registo da história da franquia, apenas superado pelos 66 triunfos de 2008/09.
Veja também: Sofia Oliveira arrasa Rui Borges após o Sporting-Gil: "É um parolo" (VÍDEO)
Os Cavaliers iniciaram a temporada com uma impressionante série de 15 vitórias consecutivas, igualando o segundo melhor arranque de sempre na liga. Entre fevereiro e março, somaram ainda uma sequência de 16 triunfos, estabelecendo um novo recorde da equipa.
Reconhecimento unânime e prémios acumulados
Atkinson recebeu 59 dos 100 votos possíveis para primeiro lugar na eleição promovida por um painel global de jornalistas e comentadores. Superou J.B. Bickerstaff, agora nos Detroit Pistons, e Ime Udoka, dos Houston Rockets, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Além do prémio oficial da NBA, Atkinson foi também distinguido com o galardão da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (NBCA), atribuído pelos seus pares. Emocionado, confessou: “Quase me emocionei quando soube que treinadores como Rick Carlisle e Erik Spoelstra votaram em mim. Isso é o auge.”
Veja também: Sporting não receberá a taça de campeão na Luz: Eis o motivo
Do fracasso nos Nets ao sucesso em Cleveland
A trajetória de Atkinson é marcada pela resiliência. Após uma passagem turbulenta pelos Brooklyn Nets entre 2016 e 2020, onde enfrentou instabilidade no plantel e tensões internas, o técnico reinventou-se como assistente nos Clippers e nos Warriors, conquistando um título em 2022 sob a liderança de Steve Kerr.
Recusou propostas menos atrativas, como a dos Charlotte Hornets, aguardando pela oportunidade certa. Essa surgiu com os Cavaliers, onde encontrou um grupo talentoso e motivado. Sob a sua orientação, jogadores como Evan Mobley, que foi eleito Defensor do Ano, elevaram o seu nível de jogo.
Candidatura ao título e legado em construção
Nos playoffs, Cleveland eliminou os Miami Heat por 4-0 na primeira ronda, mas iniciou as semifinais de conferência com uma derrota frente aos Indiana Pacers. Apesar disso, a temporada já é considerada um sucesso, com Atkinson a tornar-se apenas o terceiro treinador na história dos Cavaliers a receber este prémio, após Bill Fitch (1975/76) e Mike Brown (2008/09).
Veja também: Os 10 Criminosos Mais Idiotas do Mundo