O FC Porto estreia-se esta segunda-feira no campeonato frente ao V. Guimarães (20h45), mas o momento é marcado pela emoção.
Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica
O treinador Francesco Farioli optou por não realizar a habitual conferência de imprensa de antevisão, em respeito pela recente morte de Jorge Costa, diretor do futebol profissional dos dragões, vítima de paragem cardiorrespiratória.
Ainda assim, o técnico italiano deixou algumas palavras aos meios do clube, sublinhando a importância de honrar a memória de uma das figuras mais emblemáticas da história portista.
“Têm sido dias muito difíceis para todos nós. Não é fácil lidar com este tipo de emoções. A única coisa que depende de nós, e que queremos fazer, é honrar a memória e o legado do Jorge Costa. Sempre que treinarmos aqui, no relvado do Olival, recordaremos a imagem dele ali sentado e sinto que vai estar sempre connosco”, afirmou Farioli.
Veja também: A reação de Gyökeres após o 1º golo pelo Arsenal (VÍDEO)
O treinador destacou ainda que a melhor homenagem será transpor para o relvado a paixão e a mística que Jorge Costa transmitia.
“Temos de seguir o exemplo dele, a sua paixão pelo clube e tentar demonstrar o ADN dele dentro do campo. Quando voltou ao FC Porto como diretor, o seu sonho era recuperar a mística e implementar comportamentos de excelência. Fazer isso acontecer é responsabilidade nossa”.
Foco no V. Guimarães
O técnico portista reconheceu que o primeiro adversário não será fácil, lembrando que o V. Guimarães tem estado regularmente entre os primeiros classificados da Liga.
“Historicamente é um adversário difícil. Mudaram de treinador, tal como nós, tiveram uma boa pré-época e vêm cá dar tudo. Temos de entrar com a mentalidade certa, ditar o ritmo desde o primeiro minuto e dar o máximo”.
Veja também: Sporting explica por que motivo avançou com queixa contra Lage
Para Farioli, o arranque da temporada é mais do que um teste competitivo: é também uma oportunidade para mostrar que o espírito de Jorge Costa continuará vivo no Dragão.