Tadej Pogacar voltou a mostrar porque é considerado um dos grandes nomes do ciclismo mundial. Esta quinta-feira, o esloveno venceu com autoridade a 12.ª etapa da Volta a França 2025, entre Auch e Hautacam (180,6 km), a primeira grande chegada em alto de categoria especial desta edição.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
O ciclista da UAE Team Emirates lançou o ataque decisivo nos quilómetros finais e deixou todos os adversários para trás. Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), ainda a recuperar a melhor forma, foi o único que conseguiu limitar as perdas, cruzando a meta a 2 minutos e 10 segundos do vencedor. Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) completou o pódio da etapa, a 2'23''.
Pogacar, que já tinha vencido as etapas 2 e 7, recupera assim a camisola amarela, perdida nas últimas tiradas para o surpreendente Ben Healy (EF Education-EasyPost), que hoje cedeu bastante e caiu na classificação. Remco Evenepoel, também apontado como um dos favoritos, voltou a mostrar dificuldades nas grandes montanhas e perdeu mais tempo.
"Foi muito bom, a equipa esteve incrível. Nunca sabemos como o corpo vai reagir, ainda para mais um dia depois de cair. Mas a subida correu muito bem", comentou Pogacar no final da etapa.