adeptos-logo
Nacional
26/02/25

Anselmi arrasado: "Digno de um programa de comédia"

O FC Porto atravessa um período turbulento e, depois de mais um empate dececionante frente ao V. Guimaães (1-1). Saiba mais.

O FC Porto atravessa um período turbulento e, depois de mais um empate dececionante frente ao V. Guimarães (1-1), Jorge Amaral, antigo guarda-redes dos dragões, analisou a situação da equipa e deixou críticas ao técnico Martín Anselmi.

Veja também: Os milhões que o United terá de gastar para demitir Amorim

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Amaral reconhece que o treinador argentino tem boas ideias, mas acusa-o de tentar impor um sistema tático que não encaixa no perfil do plantel.

❌ Mudanças táticas e falta de soluções

“Obviamente, não estou contente, nenhum portista pode estar contente com os resultados. No entanto, não se pode olhar apenas para o treinador, sem esquecer que ele herdou uma equipa formada por Vítor Bruno e pela direção. O que posso criticar o Martín Anselmi prende-se com a precipitação em relação às muitas mudanças que fez na equipa. Chegou a meio da temporada e tenta impor um sistema de 3-4-3 ou 3-5-2 que não faz jus à história do FC Porto”, afirmou Amaral.

O ex-jogador aponta ainda para a falta de jogadores que se enquadrem neste modelo, criticando a aposta em Samu como única referência ofensiva e o improviso de Gonçalo Borges a lateral-direito: “O Samu atravessa um momento terrível, sem confiança, e o Gonçalo Borges a lateral-direito é digno de um programa de comédia”.

Veja também: Surpresa: Jogador anuncia saída do Sporting no final da época

⚠️ “O FC Porto vive de vitórias, não de goleadas por 5-0”

Jorge Amaral também criticou a postura ofensiva excessiva da equipa nos minutos finais do jogo com o V. Guimarães, que acabou por custar o empate:

Ele ainda não percebeu que o FC Porto vive de vitórias, de títulos e não de goleadas por 5-0. No lance do golo [de Úmaro Embaló], foi o treinador que mandou o Otávio subir e fomos penalizados. A equipa procurou o 2-0 de forma louca e pagou caro. A cinco minutos do fim, em qualquer liga do mundo, ainda por cima numa fase como esta, ninguém arrisca assim. Cabe ao treinador mandar para dentro de campo mensagens de equilíbrio”.

🎯 Rodrigo Mora “perdido” em campo

Outro dos alvos de preocupação de Amaral é Rodrigo Mora. O médio criativo de 17 anos tem sido uma das promessas da época, mas o comentador teme que esteja a ser “travado” por exigências táticas excessivas.

Os jogadores criativos não podem receber demasiadas informações táticas, pois correm o risco de ficarem confusos. O Rodrigo é um jovem de 17 anos e tem de ter o conforto necessário para fazer melhor o que sabe: criar desequilíbrios, fazer passes para golo, rematar… Neste novo sistema tático, ele parece um bocado perdido em campo”.

Veja também: Italianos já apontam sucessor de Sérgio Conceição no Milan

⏳ Foco total na Liga: dragões jogam em Arouca no sábado

Com a eliminação das competições europeias e da Taça de Portugal, o FC Porto tem agora o campeonato como única prioridade. A equipa de Anselmi está no 3.º lugar, com 47 pontos, a seis da liderança partilhada entre Benfica e Sporting.

Os dragões voltam a entrar em ação este sábado, às 18h00, na deslocação ao terreno do Arouca, um jogo que será crucial para manter viva a esperança no título.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues