O Benfica irá receber mais dois milhões de euros devido à permanência do Vasco da Gama na Série A do Brasileirão. Este montante adicional está relacionado com uma cláusula incluída no contrato de venda de João Victor, defesa-central transferido em definitivo para o clube brasileiro no início de 2024.
Veja também: Schmidt já respondeu a proposta para voltar a treinar após Benfica
A cláusula estipulava que, caso o Vasco garantisse a permanência na elite do futebol brasileiro, os encarnados teriam direito a este pagamento extra. Inicialmente, a transferência do jogador foi concretizada por seis milhões de euros, mas, com este adicional, o negócio ascende agora a oito milhões.
João Victor, de 26 anos, chegou ao Benfica em 2022, proveniente do Corinthians, numa operação que envolveu 9,4 milhões de euros pela aquisição de 80% do passe do jogador. No entanto, nunca conseguiu afirmar-se no plantel principal das águias, tendo realizado apenas cinco jogos pelo clube, divididos entre duas épocas. Na segunda metade de 2023/24, foi emprestado ao Nantes, antes de ser transferido em definitivo para o Vasco.
Veja também: Vítor Bruno deixa recado a adeptos: "Se alguém estiver insatisfeito..."
Apesar de a sua passagem pelo Benfica ter sido discreta, o clube conseguiu transformar o negócio numa operação financeiramente vantajosa, reforçando a sua política de gestão eficaz de contratos e cláusulas adicionais.
Com este encaixe extra, o Benfica soma mais recursos financeiros para investir no mercado de transferências, mantendo a sua estratégia de equilíbrio entre rendimento desportivo e sustentabilidade económica.
Veja também: A reação do Sporting à arbitragem da derrota com o Sta Clara