adeptos-logo
Nacional
28/10/25 às 18:20

Villas-Boas manda farpa a Sporting e Benfica: "As santas alianças..."

No editorial da mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas voltou a abordar temas estruturais do futebol português.

No editorial da mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas voltou a abordar temas estruturais do futebol português, reforçando o compromisso do FC Porto com a “verdade desportiva, a transparência financeira e a força dos seus adeptos”. 

Veja também: Rui Costa ou Noronha Lopes? Vieira já decidiu apoio na 2ª volta das eleições

O presidente dos dragões lançou críticas ao “centralismo mediático” e às “santas alianças” entre rivais, pedindo união aos adeptos numa fase decisiva da época.

O presidente do FC Porto aproveitou o espaço editorial da revista oficial do clube para refletir sobre o momento atual do futebol português e os desafios que, segundo ele, ameaçam a integridade da competição. Villas-Boas começou por deixar uma mensagem clara sobre os valores que pretende ver associados ao emblema azul e branco:

O clube reafirma o compromisso com a verdade desportiva, a transparência financeira e a força dos seus adeptos".

Veja também: Recado de Rodolfo Reis após eleições do Benfica e há benfiquistas a aplaudir (VÍDEO)

O dirigente portista apontou, de seguida, os principais perigos que identifica no panorama nacional, com críticas implícitas ao Benfica e ao Sporting.

“O futebol atravessa uma encruzilhada carregada de desafios que colocam mesmo em questão, em várias vertentes, a sua integridade. Assistimos a movimentos que procuram impor ambientes permeáveis a interesses ilegítimos, desvirtuando a verdade da competição”.

Sem rodeios, Villas-Boas denunciou o que considera ser uma tentativa de manipulação do futebol português por parte de investidores externos e pela influência mediática dos rivais da Segunda Circular.

Aos interesses de investidores, de origem dúbia, que teimam em tentar entrar à força no futebol português, ao nevoeiro que paira no ar sobre apostas desportivas de intervenientes diretos no jogo, como recentemente vimos no caso da NBA e do futebol turco, acresce um nacional-facciosismo que vai permitindo que o centralismo se instale cada vez mais despudoradamente, seja à boleia de um sistema mediático saturado que mais polui do que vai esclarecendo, seja através de ‘santas alianças’ na Segunda Circular que visam enfraquecer o FC Porto, os seus valores e princípios”.

Veja também: Comentador do Benfica arrasa Rui Costa: "Exemplo de cobardia" (VÍDEO)

O líder dos dragões também se pronunciou sobre a arbitragem, numa crítica direta ao tratamento desigual, na sua ótica, entre o FC Porto e os rivais.

Preparamo-nos para uma semana de grande ginástica mental dos comentadores desportivos entre o penálti não assinalado no Dragão por puxão da camisola de Deniz Gül, ao penálti assinalado em Moreira de Cónegos por puxão da camisola de Victor Froholdt. Ora o FC Porto sabe que o peso da camisola azul e branca e da sua camisola rosa é o mesmo, já sobre o peso da camisola dos outros prefere não se pronunciar”.

Virando o foco para o campo, Villas-Boas pediu empenho total aos adeptos e à equipa técnica, destacando o momento positivo da equipa, que lidera o campeonato.

Não embandeirando em arco, a fase crucial da época em que nos encontramos exige, de todos nós, Portistas, um empenho absoluto. Depois da vitória em Moreira de Cónegos, aproximam-se jogos difíceis contra o SC Braga e o Famalicão, com uma deslocação a Utrecht pelo meio”.

O presidente reforçou ainda a importância de manter viva a identidade e a cultura de exigência do FC Porto, que, segundo ele, devem ser vividas de forma diária.

A cultura de vitória de que somos feitos tem de ser vivida diariamente, de forma inegociável. Toda uma estrutura trabalha, alicerçada numa estratégia clara, para criar as melhores condições de trabalho, por isso exigimos sempre a máxima lealdade, seriedade, disciplina e profissionalismo aos nossos atletas.”

Por fim, Villas-Boas deixou uma mensagem emocional aos adeptos, sublinhando o papel decisivo do apoio portista e recordando as palavras do treinador Francesco Farioli.

É também imperioso que sintam a paixão acesa e o apoio incondicional e massivo de todos vós, nas ruas, nos tais fóruns, nas redes sociais, nas bancadas, mesmo quando sofremos um contratempo. Como muito apropriadamente disse o nosso técnico Francesco Farioli, na sua língua materna, somos uma ‘famiglia’. A família portista”.

Veja também: Maniche com ataque de riso em direto por causa das eleições do Benfica (VÍDEO)

Com o FC Porto a liderar a I Liga, com 25 pontos, mais três que o Sporting e quatro sobre o Benfica, Villas-Boas encerrou o texto com um apelo à união e à determinação de todos os que vivem o clube: ser Porto, para vencer.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!