adeptos-logo
Internacional
26/07/25

Saha: "Amorim é o cirurgião de que o Man. United precisa"

O Manchester United vive um dos momentos mais delicados da sua história recente e, para Louis Saha, Rúben Amorim é o homem certo para liderar a recuperação. 

O Manchester United vive um dos momentos mais delicados da sua história recente e, para Louis Saha, Rúben Amorim é o homem certo para liderar a recuperação

Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)

Em entrevista à agência Lusa, o antigo avançado francês dos red devils não poupou elogios ao treinador português, que assumiu o comando técnico do clube de Old Trafford em novembro de 2024. 

Julgo que tem o treinador certo para fazer a cirurgia de que o United precisa”, afirmou Saha, que entre 2003 e 2008 apontou 42 golos em 124 jogos pelo emblema inglês

Um gigante em crise 

O United não vence a Premier League desde 2012/13, último ano de Sir Alex Ferguson no banco. Desde então, o clube mergulhou numa “fase de transição” prolongada, marcada por más escolhas de treinadores, contratações falhadas e um ambiente de instabilidade

Saha não escondeu o incómodo com a 15.ª posição alcançada na época passada — a pior desde 1973/74 — e deixou claro que, apesar das dificuldades, Amorim tem as ferramentas para reconstruir o clube: 

Se ele dispor dos jogadores certos, pode fazer um excelente trabalho. Tem ideias muito bem definidas sobre como jogar, comunica bem e é honesto. Precisa de corrigir erros do ano passado e crescer com o plantel. Se o fizer, vai ter sucesso”. 

Veja também: Benfica ganha aliado de peso para desbloquear regresso de Félix

O regresso ao respeito perdido 

Para o antigo internacional francês, o maior desafio de Amorim é recuperar o estatuto do clube

O Manchester United tem de voltar a ser respeitado e temido. Antigamente, qualquer equipa que fosse a Old Trafford sentia que ia sofrer. Hoje, clubes de meio da tabela acreditam que vão ganhar. Isso tem de mudar”. 

Saha sublinha ainda que o regresso à glória passa por um modelo de jogo claro e jogadores com perfil adequado, algo que, segundo ele, faltou nas últimas épocas. 

Bruno Fernandes no centro da tempestade 

No meio do caos, Bruno Fernandes tem sido uma das vozes de comando do United. E se para muitos o médio português de 30 anos tem estado aquém das expectativas, para Saha a realidade é outra: 

Tem sido fantástico como capitão e médio. A pressão que tem sobre os ombros é brutal. Capitães como Roy Keane não enfrentaram estes desafios, porque o United era uma equipa vencedora. O Bruno tem de tapar muitas fraquezas da equipa. É injusto”. 

Veja também: Benfica faz forcing final para ter João Félix na Eusébio Cup

Os números de Bruno falam por si: 98 golos e 84 assistências em seis épocas com a camisola dos red devils. 

Diogo Dalot pode ser mais influente 

Saha também destacou Diogo Dalot, lateral direito de 26 anos, como um jogador com potencial para crescer, desde que esteja rodeado por uma equipa mais confiante: 

Teve uma boa época em 2023/24, mas sentiu mais dificuldades depois. Pode ajudar muito ofensivamente se estiver num sistema sólido e coeso”. 

Relembrar Ferguson… e exigir mais rigor 

Saha recordou ainda a era Ferguson, com uma estrutura que conhecia cada jogador ao detalhe e onde “tudo funcionava como uma sinfonia”. E criticou os erros recentes da estrutura: 

Muitos jogadores são pagos mais do que deviam, ganham estatuto de estrelas demasiado cedo. Isso cria um problema”. 

Veja também: O aviso de Geny Catamo ao Benfica antes da Supertaça

Apesar de reconhecer que a Premier League é hoje o campeonato mais difícil do mundo, com sete candidatos ao título, o francês acredita que com Amorim e uma política de reforços mais criteriosa, o United pode reencontrar o seu caminho

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!