O Sporting voltou esta terça-feira ao trabalho, dando início à preparação para a época 2025/26. Entre os 25 jogadores presentes em Alcochete, três nomes em particular merecem atenção redobrada: João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança, todos eles vítimas de lesão grave na temporada passada e actualmente em fases distintas de recuperação.
Veja também: Kokçu agita mercado e pode ser desviado do Benfica
João Simões: recuperação total e pronto a competir
A melhor notícia do dia veio com João Simões. O jovem lateral-direito, que se lesionou em devereiro, durante o jogo em Dortmund, na segunda mão do play-off da Champions, está agora totalmente recuperado da cirurgia ao quinto metatarso do pé direito.
Após quase cinco meses de paragem, Simões regressou aos treinos a 100% e mostra-se pronto para ser opção imediata para Rui Borges. O jogador deixou boa impressão e deverá estar na luta por um lugar no plantel já a partir da primeira jornada.
Nuno Santos: perto do fim do calvário
O cenário de Nuno Santos é mais delicado, mas animador. O ala-esquerdo, um dos jogadores mais carismáticos do plantel, sofreu uma grave rotura do tendão rotuliano do joelho direito frente ao Famalicão, em outubro de 2024. Desde então, tem enfrentado uma recuperação exigente e lenta.
Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes
Apesar de ainda não ter regressado aos relvados, o jogador está em fase final da reabilitação e deverá estar disponível no início do campeonato.
Daniel Bragança: regresso só no final do ano
Mais longa será a espera por Daniel Bragança. O médio sofreu, a 15 de Fevereiro, uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, frente ao Arouca, e desde então tem estado afastado da competição. Operado pouco depois, está agora a meio de um processo que só deverá estar concluído em Dezembro, já na reta final de 2025.
Bragança já sabe o que é recuperar de lesões graves e volta agora a enfrentar o desafio da paciência e da superação, esperando regressar com a mesma classe e visão de jogo que o tornaram uma peça importante no plantel leonino.
Veja também: Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa
Com a pré-temporada a arrancar e as primeiras provas oficiais ao virar da esquina, o Sporting começa a recuperar peças importantes. E se João Simões já está disponível, Nuno Santos está quase. Já Bragança terá de esperar mais um pouco… mas o regresso está no horizonte.