adeptos-logo
Modalidades
13/07/25

Seleção Nacional de râguebi sobre a maior derrota da sua história

A Seleção Nacional de râguebi viveu este sábado uma tarde para esquecer no Estádio Nacional. Saiba mais.

A Seleção Nacional de râguebi viveu este sábado uma tarde para esquecer no Estádio Nacional, ao sofrer a mais pesada derrota da sua história, frente à poderosa Irlanda, por uns impiedosos 106-7. Foi a primeira vez que os ‘Lobos’ sofreram uma centena de pontos em casa e apenas a segunda vez na história que ultrapassaram esse registo negro. 

Veja também: Corte brutal: O salário que Félix vai auferir no Benfica

O único momento de alívio para os cerca de 6.500 espetadores presentes no Jamor aconteceu aos 53 minutos, quando Nicolas Martins finalizou um ensaio convertido por Hugo Aubry. Um momento isolado numa exibição em que a seleção nacional foi completamente dominada e em que a Irlanda, mesmo desfalcada, não perdoou. 

O jogo começou praticamente com um ensaio irlandês, apontado por Stuart McCloskey aos 46 segundos, o que deu o mote para um verdadeiro vendaval verde. Ao intervalo, o resultado já era de 54-0 e no final do encontro os números não deixaram margem para dúvidas: 16 ensaios da Irlanda, 12 conversões e uma exibição sem resposta da equipa portuguesa. 

A seleção orientada por Simon Mannix apresentou-se sem várias das suas principais figuras, como Rodrigo Marta, Raffaele Storti ou Samuel Marques, todos lesionados. O cenário complicou-se ainda mais com a saída por lesão do capitão Tomás Appleton, logo aos 21 minutos, e de Gabriel Aviragnet, que o substituíra. A juntar-se às limitações físicas, Portugal enfrentou uma das melhores seleções do mundo, mesmo sem os jogadores que se encontram ao serviço dos British and Irish Lions. 

Veja também: Gyökeres pode rescindir com o Sporting para rumar ao Arsenal? Eis a resposta

Apesar de algumas tentativas de ataque e um ensaio anulado a Nuno Sousa Guedes, que celebrava a 50.ª internacionalização, os ‘Lobos’ nunca conseguiram verdadeiramente ameaçar o domínio irlandês. A diferença de 99 pontos supera a derrota anterior mais pesada de Portugal, diante da Nova Zelândia (108-13), em 2007. 

Este encontro insere-se no ciclo de preparação que a Federação Portuguesa de Râguebi está a promover frente a seleções do Tier 1 mundial. Depois dos confrontos com África do Sul e Escócia, esta goleada servirá como lição dura para o futuro próximo do râguebi nacional. 

Veja também: Varandas deixa sério aviso a Gyökeres após falhar pré-época

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues