O Estoril Praia denunciou este domingo que um dos seus jogadores foi vítima de insultos racistas durante o jogo contra o Nacional, referente à 22.ª jornada da Liga Portugal. Em comunicado, o clube condenou o episódio e apelou a que sejam tomadas medidas para erradicar o racismo do futebol.
Veja também: Reação de Amorim à morte de Pinto da Costa dá que falar
Comunicado do Estoril Praia
“No decorrer da primeira parte do jogo de ontem, ocorreu uma situação que, aos dias de hoje, não cabe no desporto. A Estoril Praia – Futebol, SAD vem reforçar a responsabilidade de todos os intervenientes no jogo para deixar qualquer ato de discriminação racial de fora do futebol e do desporto. (…) É responsabilidade de todos que o futebol seja um espaço de inclusão, onde a diversidade seja celebrada e onde a rivalidade se limite ao jogo dentro das quatro linhas, sem nunca ultrapassar os limites do respeito e da dignidade humana.”
Após o encontro, Ian Cathro, treinador dos estorilistas, também abordou o caso na sala de imprensa, sublinhando a necessidade de se agir perante estes incidentes.
Veja também: Os 3 clubes que se mantém em silêncio após a morte de Pinto da Costa
“Tem de haver processo, porque nós todos temos responsabilidade. Acho que temos todos uma grande responsabilidade nesta parte e por isso é importante dizer”, declarou o técnico escocês.
O Nacional ainda não se pronunciou sobre a denúncia feita pelo Estoril.