LeBron James prepara-se para entrar na sua histórica 23.ª temporada na NBA, mas apesar de ter ativado a opção de renovação com os Los Angeles Lakers, no valor de 52,6 milhões de dólares, o ambiente em Los Angeles está longe de ser tranquilo.
Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes
Quem lançou o alerta foi Rich Paul, agente do jogador e figura central no universo NBA, que numa declaração recente admitiu que o futuro do “King” poderá não passar obrigatoriamente pela Califórnia:
«LeBron quer lutar por um campeonato. Ele sabe que os Lakers estão a construir para o futuro, compreende isso, mas deseja uma oportunidade realista de título».
Estas palavras surgem numa altura em que crescem os rumores sobre um possível pedido de transferência de LeBron, o que está a causar desconforto dentro da organização dos Lakers e a despertar a atenção de vários front offices da liga.
Veja também: Ministério Público não foi meigo na pena de prisão que pediu para Fernando e Sandra Madureira
“Queremos o que for melhor para ele”
Rich Paul foi ainda mais direto, numa frase que está a ser lida como um claro sinal de alerta para os dirigentes dos Lakers:
«Queremos ver o que é melhor para LeBron nesta fase da sua vida e carreira. Ele quer que cada temporada que lhe resta tenha valor e os Lakers entendem isso, apoiam-no e querem o melhor para ele».
Apesar de todos os cenários estarem em cima da mesa, é importante recordar que LeBron James detém uma cláusula no seu contrato que lhe permite recusar qualquer transferência, mantendo o controlo total sobre o seu destino. Este poder contratual, conjugado com a fase final da sua carreira, faz com que qualquer decisão futura seja estrategicamente pensada — tanto no plano desportivo como familiar.
Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu
Últimos anos com ambição total
Aos 40 anos, LeBron continua a desafiar a lógica: terminou a época com médias de 24,4 pontos, 8,2 assistências e 7,8 ressaltos, provando que ainda é capaz de fazer a diferença ao mais alto nível. O seu desejo declarado de continuar a lutar por títulos levanta uma questão inevitável: estão os Lakers preparados para corresponder a essa ambição?
A resposta poderá chegar mais cedo do que se pensa, com a offseason a trazer decisões críticas. A lealdade entre LeBron e os Lakers é forte, mas o tempo não perdoa — e o King quer sair de cena da única forma que conhece: a competir pelo trono.