O Sporting viu escapar Jota Silva no último dia do mercado de transferências, após falhar a inscrição do avançado junto da Liga Portugal, apesar de o acordo com o Nottingham Forest ter sido fechado a tempo e dos documentos terem entrado no sistema da FIFA.
Veja também: A bicada de Sofia Oliveira a Rui Borges durante o Sporting-FC Porto
Os leões chegaram a acordo com Evangelos Marinakis, proprietário do clube inglês, em cima da hora, mas a inscrição do internacional português não foi validada pela Liga, invalidando todo o processo. De acordo com o comunicado n.º 42 da Liga, datado de 25 de agosto, o Sporting poderia ter recorrido ao envio de email para ganhar 24 horas adicionais, mas não o fez, desperdiçando uma alternativa que teria garantido a chegada do jogador.
«Sem prejuízo, no último dia de cada período de inscrições, o processo de inscrição pode ser instruído […] por correio eletrónico, sendo que neste caso deverá ser preenchida toda a informação via TRANSFER até ao final do dia útil seguinte», explicava a nota da Liga, deixando claro que essa solução teria permitido formalizar a inscrição até 2 de setembro.
Veja também: Penáltis por marcar contra o FC Porto em Alvalade? A análise à arbitragem (VÍDEO)
Sem explicações para a opção de não utilizar esse mecanismo, o Sporting acabou por deixar Rui Borges sem o reforço desejado para o ataque.
Jota Silva, que recusou propostas de outros mercados para forçar a ida para Alvalade, vê assim o futuro imediato em aberto. O avançado de 26 anos tem ainda hipóteses de rumar a campeonatos onde o mercado permanece aberto, como a Turquia, Brasil ou Arábia Saudita. O Nottingham Forest chegou mesmo a receber uma oferta de 19 milhões de euros do Botafogo, mas o jogador resistiu, apostado em assinar pelos leões — algo que só poderá acontecer em dezembro.
Veja também: FC Porto anuncia rescisão de última hora de patinho feio após 5 anos de seviço