adeptos-logo
Nacional
22/08/25

Fernando Pimenta na final do K1 1.000 metros nos Mundiais de Canoagem

Fernando Pimenta voltou a mostrar porque é um dos maiores nomes da canoagem mundial. Saiba mais pormenores.

Fernando Pimenta voltou a mostrar porque é um dos maiores nomes da canoagem mundial. O canoísta português garantiu, esta sexta-feira, a qualificação para a final do K1 1.000 metros nos Mundiais de Canoagem, em Milão, ao terminar a sua meia-final na segunda posição, com o tempo de 3 minutos e 29,45 segundos.

Veja também: Foi grande aposta de Villas-Boas e agora deixa FC Porto, um ano depois

O atleta natural de Ponte de Lima ficou a apenas 0,52 segundos do húngaro Bálint Kopasz, atual campeão olímpico, que dominou a prova. Pimenta registou o segundo melhor tempo geral da meia-final, consolidando o estatuto de um dos principais favoritos a lutar pelo pódio e a defender o título conquistado no ano passado, em Duisburgo.

O canoísta português é já campeão mundial em título nos 1.000 metros, disciplina em que soma várias medalhas internacionais ao longo da carreira. Além disso, tem sido presença constante nas grandes competições, sendo um dos rostos mais reconhecidos do desporto português em termos de regularidade e resultados.

Veja também: Revelado o áudio do VAR do penálti e da expulsão no Sporting-Arouca

A final está marcada para a tarde de sábado e será um dos momentos mais aguardados da competição, tanto pela rivalidade com Kopasz como pelo peso histórico que Fernando Pimenta já carrega consigo. O limiano terá a oportunidade de reforçar o seu palmarés e confirmar, mais uma vez, o estatuto de referência da canoagem internacional.

Mas os destaques para Portugal não se ficam por aqui. Beatriz Fernandes e Inês Penetra garantiram igualmente presença na final A do C2 500 metros, tornando-se as primeiras canoístas portuguesas a alcançar uma final absoluta nos Mundiais. Também o K4 masculino avançou para as meias-finais, reforçando a boa campanha nacional nesta edição.

Com Portugal em destaque, Fernando Pimenta volta a carregar as esperanças lusas numa medalha mundial, prometendo emoção e determinação na final de Milão.

Veja também: Fábio Paim revela quanto ganha com os filmes para adultos

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!