O FC Porto está nos quartos de final da Liga Europeia de andebol, depois de segurar a qualificação em Toulouse, apesar da derrota por 30-28 na segunda mão do playoff. A vantagem de sete golos conquistada no Dragão Arena (35-28) revelou-se suficiente para os dragões seguirem em frente, naquela que foi uma exibição pragmática, de maturidade e controlo emocional.
Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe
Num jogo equilibrado e intenso, o conjunto orientado por Carlos Resende mostrou personalidade, chegando ao intervalo empatado (12-12) e sem nunca permitir que a formação francesa se distanciasse no marcador. O Toulouse esteve, por vezes, com dois golos de vantagem, mas os azuis e brancos – que atuaram com o alternativo cor-de-laranja – mantiveram-se serenos e fiéis ao plano de jogo.
Pedro Valdés foi o melhor marcador portista com cinco golos, seguido de Ricardo Brandão, com quatro. Entre os postes, Diogo Rêma foi peça-chave, com uma eficácia de 33,3% (14 defesas em 42 remates), destacando-se com oito intervenções decisivas só na primeira parte.
Veja também: OFICIAL: Pogba vai jogar no futebol português em clube surpreendente
Com esta qualificação, o FC Porto é agora o único representante português na prova, depois de o Benfica ter sido eliminado pelo GOG, da Dinamarca. Nos quartos de final, os dragões terão novo teste frente a uma equipa francesa: o Montpellier HB, adversário que receberão a 22 de abril no Dragão Arena, antes da viagem à segunda mão, marcada para uma semana depois.
O vencedor desta eliminatória garante um lugar na desejada Final Four da Liga Europeia, marcada para o final de maio.
Veja também: As poupanças do Benfica frente ao Farense a pensar no FC Porto