adeptos-logo
Internacional
07/10/25 às 12:57

Ex-jogador do Benfica acusado de abuso sexual na Argentina

Francisco “Panchito” Velázquez, antigo jogador do Benfica e uma das maiores figuras do hóquei em patins argentino, foi formalmente acusado de exibicionismo e assédio sexual de menores.

Francisco “Panchito” Velázquez, antigo jogador do Benfica e uma das maiores figuras do hóquei em patins argentino, foi formalmente acusado de exibicionismo e assédio sexual de menores, num caso que envolve três mulheres — uma delas com apenas 17 anos. O ex-atleta, de 50 anos, nega todas as acusações.

Veja também: Penálti perdoado ao Benfica no Dragão? A análise à arbitragem do clássico (VÍDEO)

A notícia foi avançada pelo Canal 13 San Juan, que revelou que o alegado incidente ocorreu na madrugada de domingo, na Argentina. Segundo o canal, as três vítimas denunciaram que Velázquez foi apanhado sem roupa a observá-las enquanto dormiam.

A queixa foi apresentada no Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género (CAVIG), mas o caso acabou por ser transferido para o Centro Integral de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (ANIVI), uma vez que uma das vítimas é menor de idade.

De acordo com as autoridades locais, não existe qualquer relação entre o ex-jogador e as três mulheres. No entanto, enquanto decorre a investigação, Francisco Velázquez recebeu uma ordem de restrição, que o impede de se aproximar das vítimas durante três meses.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

Em declarações ao jornal argentino Diario de Cuyo, o antigo internacional argentino defendeu-se das acusações e garantiu ser inocente.

“É um momento muito triste, mas estou completamente inocente. A notificação judicial fala numa ordem de restrição, mas o meu advogado disse-me para não dizer mais nada por agora…”, afirmou Velázquez.

Conhecido como Panchito, Francisco Velázquez é uma lenda do hóquei em patins argentino e também uma das figuras marcantes do Benfica, clube que representou entre 1999 e 2003. Durante o período em Lisboa, conquistou três Taças de Portugal e duas Supertaças, tornando-se um dos jogadores mais populares da equipa.

Antes de chegar ao Benfica, foi campeão do mundo pela Argentina em 1995 e jogou ainda no Barcelona, onde também conquistou títulos europeus e mundiais.

Veja também: Penálti perdoado ao Benfica? A análise de Jorge Coroado dá que falar (VÍDEO)

Recentemente, o antigo hoquista tinha voltado a ser notícia em Portugal por ter sido apresentado como apoiante da candidatura de João Noronha Lopes às eleições do Benfica, marcadas para 25 de outubro.

Enquanto a investigação decorre na Argentina, Panchito Velázquez mantém-se sob vigilância judicial, insistindo na sua inocência e afirmando que tudo não passa de um mal-entendido.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues