A derrota do Sporting frente ao Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira (0-1) continua a gerar reações dentro do universo leonino.
Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar
Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, recorreu ao seu habitual espaço de opinião no Jornal Sporting para expressar duras críticas à arbitragem, ao comportamento dos adeptos benfiquistas e ao que considera ser o silêncio cúmplice dos dirigentes encarnados após o dérbi.
“Temos estado à espera do comunicado…”
Num texto inflamado, Tito Arantes Fontes questiona o silêncio do Benfica após a vitória no Estádio do Algarve, contrapondo-o à reação habitual do clube da Luz em momentos de derrota:
“Temos estado à espera do comunicado do SL Benfica sobre o que se passou no Estádio do Algarve… contudo, até agora, nada… porquê? Será só porque ganharam?”.
E acrescenta: “Ui, se tivessem sido eles a ver um golo anulado por ‘linhas do VAR’… ou a sofrerem faltas como as dos lances de Harder (52’) ou de Trincão (73’)…”.
Veja também: Benfica tenta contratar craque que custou 95M€ ao Man. United
O antigo dirigente leonino insinua que o Benfica apenas se manifesta quando é derrotado, num comportamento que classifica como próprio do “mundo calimero”: “Só ‘comunicam’ quando perdem… quando ganham, renasce o território do ‘vale tudo’”.
“Uma taça menor”?
Apesar das críticas ao jogo, Tito Arantes Fontes desvaloriza a importância da Supertaça: “Não ganhámos este singular e – por se disputar num só jogo – mini-troféu”.
Classificando o golo do Benfica como “fortuito” e fruto de um ressalto em Hjulmand, o comentador lamenta a infelicidade de Rui Silva no lance decisivo.
Reconhece, ainda assim, melhorias visíveis no Sporting: “Notórias melhorias, que se notam a ‘olho nu’, demonstrando que a equipa vai estar mesmo preparada para o que verdadeiramente importa: o Campeonato Nacional”.
Veja também: Ex-Sporting e mais três portugueses nos nomeados da Bola de Ouro
Num tom provocatório, atira ainda: “É deixá-los nesse êxtase, a eles e à comunicação social do costume. Talvez assim curem a azia da ‘dobradinha’ do Sporting CP na época passada”.
Apontar o dedo aos adeptos
Tito Arantes Fontes terminou a sua crónica com críticas ao comportamento dos adeptos do Benfica durante a cerimónia de entrega da Supertaça, em que o plantel leonino marcou presença — “e bem”, segundo o próprio.
“Lamentável foi o ‘silvo do very-light’ que, nessa altura, mais uma vez, foi entoado por gentes apoiantes do nosso adversário… uma vergonha que tem merecido o silêncio cúmplice dos dirigentes do SL Benfica e do Conselho de Disciplina!”.