adeptos-logo
Internacional
29/12/25 às 19:17

Ex-Besiktas aponta a raiz do problema de Rafa Silva: número 10 e braçadeira entregues a Kokçu

A situação de Rafa Silva no Besiktas continua a gerar polémica na Turquia e ganha agora novos contornos com revelações feitas por alguém que privou de perto com o internacional português.

Tayfur Bingol, antigo jogador das águias negras, garante conhecer as razões que estão por detrás da insatisfação do ex-Benfica em Istambul, numa altura em que o jogador não compete desde 2 de Novembro, apesar de ter contrato válido até 2027.

ler também : 

Cláusula de 50 milhões e aposta clara no futuro: Braga segura Diego Rodrigues até 2030

Bingol cruzou-se com Rafa Silva no início da temporada, antes de sair para o Kocaelispor, e não tem dúvidas em apontar o que considera ser o cerne do problema. Segundo o médio turco, Rafa sentiu-se desvalorizado dentro do clube por não lhe terem sido atribuídos dois símbolos de peso: o número 10 e a braçadeira de capitão.

«O Rafa está com um problema e eu sei porque está infeliz. É um grande amigo meu e um jogador muito especial. Na minha opinião, ficou assim porque não recebeu a braçadeira de capitão e o número 10. Perdeu toda a energia», afirmou, acrescentando que, apesar disso, o português gosta do clube e do ambiente em Istambul. Para Bingol, o Besiktas falhou ao não fazer Rafa sentir-se especial desde o início.

A decisão do clube acabou por favorecer outro ex-Benfica, Orkun Kokçu, contratado no verão e rapidamente elevado a figura central da equipa. O médio turco ficou com o número 10 e assumiu a liderança dentro de campo, uma escolha que, segundo esta versão, terá pesado no plano emocional de Rafa Silva, habituado a estatuto elevado e protagonismo nos clubes por onde passou.

O afastamento prolongado do português ganhou ainda maior destaque após declarações duríssimas de Sergen Yalçin. O treinador do Besiktas não poupou nas palavras e colocou em causa o compromisso do jogador, deixando em aberto a possibilidade de o excluir do estágio em Antalya durante a pausa competitiva da Superliga turca.

Apesar de ter regressado aos treinos e às convocatórias, Rafa Silva continua sem somar minutos e voltou a ficar de fora frente ao Fenerbahçe, para a Taça da Turquia. As críticas públicas de Yalçin foram particularmente fortes. «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero. Até pela saúde do atleta seria imprudente colocá-lo a jogar», afirmou o técnico, questionando ainda a utilidade de manter um jogador caro que, na sua opinião, não está disposto a ajudar a equipa.

ler também : 

«Está preparado para um clube grande»: André Luiz convence quem o lançou em Portugal

Entre questões de estatuto, liderança e atitude, o ambiente em torno de Rafa Silva permanece tenso. A novela no Besiktas está longe de terminar e o futuro do internacional português no clube turco parece cada vez mais indefinido.