adeptos-logo
Modalidades
02/07/25

Tiago Pires sobre o Softboard Heroes: “É só boa energia e surf na sua essência”

Maior evento solidário de surf em Portugal regressa esta sexta-feira a Santa Cruz. Com figuras públicas, atletas e pranchas de espuma, tudo a favor de quatro causas sociais.

É já esta sexta-feira, 4 de Julho, que a Praia da Física, em Santa Cruz (Torres Vedras), volta a encher-se de sorrisos, pranchas de espuma e espírito solidário. A quinta edição do Softboard Heroes promete voltar a juntar atletas, artistas e amantes do mar naquele que é hoje o maior evento solidário de surf em Portugal

Veja também: Kokçu agita mercado e pode ser desviado do Benfica

Para Tiago Pires, o primeiro português a integrar o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), este é um evento muito especial. E não apenas pelo surf: 

“É só boa energia. É a festa de celebração do surf, na sua verdadeira essência. E com donativos para associações que têm um papel fundamental na sociedade”, destacou o ex-top mundial, de 45 anos, em declarações à Lusa. 

Competição diferente, causas maiores 

Este ano, o prémio solidário atingirá um novo recorde: 20 mil euros, a distribuir por quatro instituições

  • Surfaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado 
  • Fundação Infantil Ronald McDonald 
  • Make-A-Wish Portugal 
  • Centro Social da Silveira 

Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes

Os fundos angariados serão atribuídos com base no desempenho das equipas, compostas por figuras públicas e surfistas com forte ligação à comunidade. Tudo num ambiente leve e descontraído, longe da tensão habitual das provas de elite. 

“É um evento especial, com softboards, em que todos estão com boa disposição, num registo totalmente diferente do que é costume ver nas competições de surf”, sublinha Tiago Pires, também conhecido como ‘Saca’, um dos coorganizadores do evento. 

Figuras conhecidas confirmadas 

Entre os 16 convidados já confirmados, destacam-se nomes como: 

  • Vasco Ribeiro, pentacampeão nacional de surf 
  • Joana Andrade, surfista de ondas gigantes 
  • Bruno Cabrerizo, actor e entusiasta da modalidade 
  • Erica Máximo, surfista portuguesa em ascensão 

Veja também: Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa

O Softboard Heroes volta assim a juntar diferentes mundos com um único objectivo: usar o surf como ferramenta de inclusão, partilha e apoio a quem mais precisa

Surf adaptado: mar aberto à inclusão 

Uma das grandes novidades da edição de 2025 será a demonstração de surf adaptado, juntando no mar todos os participantes e reforçando o lado inclusivo e social do evento. Uma experiência onde a diversão anda de mãos dadas com o respeito e a empatia. 

O evento é organizado com o apoio da Prio e promete, uma vez mais, provar que o surf não é só competição: é também comunidade, solidariedade… e boa energia.

Veja também: Casal Ganha 4 Milhões na Raspadinha… e Ainda Não Contou a Ninguém (Nem à Tia Fofoqueira!) 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues