As eleições no Benfica aproximam-se e com elas crescem os rumores, as polémicas e os alinhamentos de bastidores.
Veja também: FC Porto negoceia venda de Gonçalo Borges por preço milionário
Um dos nomes mais falados neste turbilhão eleitoral é o de Luís Filipe Vieira, que poderá voltar a candidatar-se à presidência do clube da Luz. E com ele, surge um nome que está a gerar enorme controvérsia entre os sócios: o de Sérgio Conceição como potencial treinador das águias.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do Benfica, não poupou nas palavras: considera que esta eventual escolha seria "um tiro no pé" de Luís Filipe Vieira, e que representaria uma afronta à memória e aos valores do universo benfiquista.
"Destilava ódio ao Benfica"
Capristano não discute o valor técnico de Sérgio Conceição, mas sublinha que o passado do treinador, nomeadamente a sua ligação emotiva e aguerrida ao FC Porto, o torna uma escolha inaceitável para os encarnados.
“Embora seja verdade que Sérgio Conceição seja um bom treinador e não estando em causa o seu profissionalismo, o ódio figadal que destilava ao Benfica leva-me a dizer que, nesta matéria, Luís Filipe Vieira foi muito mal aconselhado”, afirmou.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
E reforça: “As pessoas não podem ter memória curta! O Benfica era o animal de estimação para o senhor Sérgio Conceição. É um autêntico tiro no pé!”
Luís Filipe Vieira: o regresso possível
Capristano reconhece, no entanto, que Luís Filipe Vieira tem condições formais para avançar com uma nova candidatura: “Tem as quotas em dia. É arguido de muita coisa, mas ainda não foi condenado de nada”. E vai mais longe ao defender a legitimidade da recandidatura: “Já foi presidente durante 18 anos e deixou obra. Estádio da Luz, BTV, Seixal, ginásios, piscinas…”.
Ainda assim, admite que a possível escolha de Sérgio Conceição pode ter custos políticos pesados: “Evidentemente haverá muitas pessoas que irão votar no senhor Luís Filipe Vieira. Mas muitos sócios do Benfica têm tanto amor a Sérgio Conceição como Sérgio Conceição tem ao Benfica, e não lhe perdoarão esta tomada de decisão”.
Veja também: Sporting bate tubarões europeus e fecha talento do futebol belga
Uma escolha contra natura?
Para Capristano, a chegada de Sérgio Conceição à Luz não faz sentido nem do ponto de vista desportivo, nem do ponto de vista simbólico: “Ver Sérgio Conceição no Benfica, tanto para portistas como para benfiquistas, é antinatura. O passado dele com o Benfica é desastroso. Não é um treinador normal. Treinadores normais há muitos. Mas o amor que ele tinha ao Benfica era um autêntico desamor, uma coisa horrível”.
A polémica está instalada, e Capristano termina com um aviso: “Luís Filipe Vieira foi muito mal aconselhado. Tenho pena, mas foi muito mal aconselhado”.
Com as eleições a aproximarem-se e os bastidores ao rubro, fica a dúvida: será este o tipo de “bomba” que Vieira quer lançar… ou que o pode fazer implodir?
Veja também: Benfica perto de perder a corrida por Richard Ríos