adeptos-logo
Nacional
17/09/25 às 08:22

Rui Costa explica saída de Lage e revela data para chegada do novo treinador

O presidente do Benfica, Rui Costa, falou à imprensa após a inesperada derrota frente ao Qarabag. Saiba mais.

O presidente do Benfica, Rui Costa, falou à imprensa após a inesperada derrota frente ao Qarabag (2-3), em pleno Estádio da Luz, confirmando o despedimento de Bruno Lage.

Veja também: Bruno Lage já não é treinador do Benfica - ÚLTIMA HORA

O líder encarnado garantiu que o clube já terá novo treinador no banco no próximo jogo da I Liga, diante do AVS, na Vila das Aves.

A saída de Bruno Lage

Acabámos de chegar a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica ao dia de hoje. Agradecemos por tudo o que tentou fazer, pela forma como representou o clube, mas entendemos que chegou o momento de alterar. Contamos, no sábado, na Vila das Aves, já ter o novo treinador no banco”, declarou Rui Costa.

Perfil do novo técnico

Questionado sobre o sucessor, o presidente foi claro: “Um perfil ganhador. Tivemos jogos inesperados com o Santa Clara e hoje, pelos nossos argumentos, mas não hipotecámos nada. Entendo que este é o momento de trocar para não hipotecar a época e quem vier tem de ser um treinador ganhador e que tenha capacidade para pôr esta equipa nos patamares que todos queremos.

Veja também: A indemnização milionária de Amorim caso seja demitido do United

Mourinho, Mário Branco e especulações

Rui Costa afastou rumores: “Não há treinador no Benfica, neste momento o Benfica está sem treinador. A única coisa que se passou foi a saída de Bruno Lage, não entrou nenhum treinador, nem está nenhum falado para entrar no Benfica. Temos as nossas preparações para que, no sábado, na Vila das Aves, o Benfica já tenha um treinador novo.
E reforçou: “Mário Branco é para ser diretor geral do Benfica, não é para ser Mourinho ou deixar de ser Mourinho. Se fosse essa a intenção, Bruno Lage não tinha começado a temporada.

Objetivos intactos

Apesar da crise, Rui Costa defendeu que nada está perdido:
Por essa análise tivemos de chegar a este momento, acima de tudo é isso. É uma semana dura para todos os benfiquistas, mas não hipotecámos nada. Esta semana deixou-nos uma marca. Temos de pensar nos objetivos do clube, que estão todos intactos (...). Perdemos dois pontos no campeonato, um jogo na Liga dos Campeões que não devíamos ter perdido, mas não perdemos nada ainda.

Veja também: Apoiou Pinto da Costa nas eleições e agora elogia Villas-Boas

Timing da decisão

Sou apologista da continuidade dos projetos. No ano passado não fomos campeões, nem ganhámos a Taça, mas, a uma semana do fim, tínhamos tudo em aberto. (...) Parecia uma irresponsabilidade começar a época com um novo treinador, além da confiança que tinha em Bruno Lage. (...) Penso que foi a melhor decisão para atingir os objetivos imediatos.

Responsabilidades e balneário

Toda a gente tem culpa, ninguém fica isento de responsabilidades, a começar por mim. É um período que temos de analisar. Temos de dar a volta por cima, não há tempo a perder.
Falei com os jogadores no final do jogo, sim. Falo sempre.

Estrutura e futuro imediato

Sobre o treino, Rui Costa garantiu: “O Benfica tem estrutura suficiente para dar o treino de amanhã, de certeza. Não será problema para a estrutura e para os jogadores. O problema de amanhã não existe. É um treino de recuperação e temos treinadores que fazem o papel na perfeição e estão preparados para isso, como é óbvio.

Veja também: Man. United dá ultimato a Amorim e sucessor pode ser português

E concluiu: “Ninguém queria chegar a este momento, mas o mais importante é precaver a temporada desportiva do Benfica. Não pude evitar esta decisão, assim como não posso evitar contratar um novo treinador.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!