A aposta do FC Porto em Francesco Farioli continua a gerar interesse em Espanha. Este domingo, o jornal As dedicou parte da sua edição online à análise do impacto que o “revolucionário” técnico italiano poderá ter na evolução dos dois espanhóis do plantel dos dragões: Gabri Veiga e Samu Aghehowa.
Veja também: Mais de 70M€: Sporting e Arsenal prestes a fechar negócio por Gyökeres
Farioli, recorde-se, chega ao Dragão depois de uma passagem positiva pelo Ajax, onde conseguiu inverter o rumo de uma equipa em crise e recuperar identidade e resultados, embora não tenha ganho títulos. Agora, terá de repetir a dose no Dragão, com um modelo de jogo muito próprio, assente num futebol apoiado e numa grande exigência tática.
No caso de Samu, o jornal espanhol vê semelhanças com o que o treinador italiano fez com Brian Brobbey nos Países Baixos.
“Farioli vai pedir-lhe outras facetas do seu jogo. Por exemplo, jogar de costas para a baliza. Acostumado a ser sempre o finalizador, o italiano fez de Brobbey, no Ajax, um mestre em jogar como 9, recebendo a bola sob pressão dos defesas e entregando-a aos companheiros que chegavam à sua frente”, sublinha a publicação.
Veja também: Volte-face no negócio entre Sporting e Arsenal por Gyökeres graças ao empresário
Já Gabri Veiga, médio que brilhou no Celta antes de rumar ao Dragão, poderá ter um papel mais ofensivo.
“Com Anselmi, no Mundial de Clubes, ele atuou como médio no esquema 3-4-3. Farioli é adepto do 4-3-3, pelo que a sua posição poderá ser mais perto da área, onde poderá fazer sobressair mais facilmente o seu talento”, destaca o As. Recorde-se que, na sua temporada de afirmação em Espanha, Gabri Veiga marcou 11 golos, revelando uma enorme chegada à área e instinto de finalização.
O jornal espanhol classifica ainda Farioli como “um revolucionário” que trouxe nova vida ao Ajax após anos difíceis e sublinha que será essa capacidade regeneradora que o FC Porto vai exigir ao treinador italiano, agora numa realidade completamente diferente, mas com pressão igualmente intensa.
Veja também: Corte brutal: O salário que Félix vai auferir no Benfica