Portugal assegurou este domingo a qualificação para o Mundial 2026, ao vencer de forma expressiva a Arménia no Estádio do Dragão.
Veja também: A reação de João Neves ao hat trick estrondoso no Portugal-Arménia
Com esta vitória, a Seleção Nacional alcança a sua nona presença na competição e a sexta consecutiva, num percurso que confirma a consolidação do projeto liderado pela equipa técnica e a maturidade competitiva do grupo.
A noite teve ainda um significado especial no panorama internacional. Cristiano Ronaldo, ausente da partida devido ao castigo aplicado após a expulsão na derrota frente à Irlanda, prepara-se para figurar pela sexta vez num Mundial, depois das participações em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Aos 40 anos, o capitão português mantém-se em condições de integrar a convocatória para o torneio que decorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá.
Com esta qualificação, Ronaldo e Lionel Messi encontram-se prestes a entrar numa nova dimensão da história do futebol. Até agora, apenas seis jogadores tinham disputado cinco Mundiais com minutos em campo: Antonio Carbajal, Rafael Márquez, Andrés Guardado, Lothar Matthäus, Messi e Ronaldo. Entre este grupo restrito, apenas os dois gigantes contemporâneos, Messi e Ronaldo, poderão elevar o recorde para seis participações.
Veja também: Palavras de Ferguson sobre trabalho de Amorim no United dão que falar
A confirmação da presença portuguesa no Mundial 2026 reforça não só o estatuto competitivo da Seleção como também aproxima Cristiano Ronaldo de um marco lendário que poderá eternizar, ainda mais, o seu nome nas páginas do futebol mundial.
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
