adeptos-logo
Nacional
18/11/24

O clube inglês que recusou pagar uma pechincha por Gyökeres

Viktor Gyökeres, atual estrela do Sporting, poderia ter seguido um caminho diferente na sua carreira se o Leeds United tivesse avançado com a contratação em 2023.

Viktor Gyökeres, atual estrela do Sporting, poderia ter seguido um caminho diferente na sua carreira se o Leeds United tivesse avançado com a contratação em 2023.

Veja também: Jogador polaco reage a críticas após momento com Ronaldo que dá que falar

Vítor Orta, antigo diretor desportivo do clube inglês, revelou que teve a oportunidade de adquirir o avançado sueco quando este ainda representava o Coventry City, mas a transferência acabou por não se concretizar.

Quando estava no Leeds, não quisemos dar 14 milhões de euros pelo passe dele. Hoje vemos que foi um erro. São aquelas surpresas boas que o futebol nos dá, mas também momentos que não conseguimos prever”, afirmou Orta durante uma aula de pós-graduação em Organização e Gestão, promovida pela Liga Portugal.

Gyökeres acabou por transferir-se para o Sporting por 20 milhões de euros, valor que pode aumentar em mais quatro milhões mediante o cumprimento de objetivos. Desde então, tem sido uma das grandes figuras do futebol europeu, com exibições de alto nível, incluindo um hat-trick frente ao Manchester City na Liga dos Campeões.

Veja também: A reação de José de Pina à morte surpreendente de Pedro Guerra

Além de Gyökeres, Orta revelou que também considerou a contratação de Manuel Ugarte quando este jogava pelo Sporting. No entanto, o médio uruguaio acabou por rumar ao PSG, deixando outra oportunidade escapar às mãos do ex-dirigente do Leeds.

Com o rendimento atual, Viktor Gyökeres é visto como um dos maiores erros de avaliação do clube inglês, mas, para o Sporting, foi um negócio brilhante que continua a render dentro e fora de campo.

André Miguel Rodrigues