Duas derrotas e um empate. Este é o saldo da participação de Portugal no Europeu Feminino de Futebol, que decorre na Suíça. A Seleção Nacional sonhava com o apuramento inédito para os quartos-de-final, mas o desfecho foi o oposto. A despedida aconteceu com uma derrota frente à Bélgica, por 2-1.
Veja também: Castigo pesado para Matheus Reis após pisão a Belotti
Após o empate frente à Itália (1-1), que manteve viva a esperança, o selecionador Francisco Neto optou por manter a base do onze, apenas trocando Catarina Amado por Ana Borges, suspensa. Mas o arranque foi desastroso: logo aos 3 minutos, Wullaert, a estrela belga, inaugurou o marcador após jogada rápida da sua equipa.
Portugal teve dificuldades em reagir, e só perto do intervalo criou a primeira oportunidade de golo, por Ana Capeta, que desperdiçou.
Na segunda parte, Francisco Neto lançou Andreia Jacinto e Lúcia Alves, e a entrada trouxe novo fulgor. Portugal passou a ter mais bola e chegou a ameaçar o empate por Ana Capeta, após assistência de Kika Nazareth, mas voltou a faltar eficácia.
Veja também: Gyökeres pode rescindir com o Sporting para rumar ao Arsenal? Eis a resposta
A Bélgica chegou a marcar o 2-0 por Toloba, mas o VAR anulou por falta no início da jogada. Já perto do fim, Telma Encarnação empatou (88’), alimentando a esperança lusa. Porém, essa durou pouco. Aos 90+6’, Cayman aproveitou uma desconcentração defensiva e fixou o resultado final em 2-1, eliminando definitivamente Portugal.
Desta forma, a equipa das quinas termina o grupo com um ponto e sem conseguir alcançar os quartos-de-final, naquele que era um dos grandes objetivos desta geração.