adeptos-logo
Nacional
11/05/25

Expulsão perdoada ao Benfica? Penálti por marcar contra o Sporting?

Os especialistas de arbitragem dos diários desportivos O Jogo e A Bola analisaram o desempenho de João Pinheiro no Benfica-Sporting.

Os especialistas de arbitragem dos diários desportivos O JogoA Bola analisaram o desempenho de João Pinheiro no Benfica-Sporting.

Veja também: Lage revela recado que deixou ao árbitro após empate no derbi

O primeiro lance polémico foi reclamado pelo Sporting, que se queixou de um penálti por marcar aos 17 minutos por falta de Otamendi sobre Pedro Gonçalves. Os especialistas são unânimes ao considerarem que não havia razão para marcar penálti, uma vez que o lance se desenrrola à entrada da área e que Otamendi deveria ter sido expulso.

"Otamendi ao esticar a sua perna direita na tentativa de jogar a bola, não toca no esférico e acaba por tocar na coxa e zona do glúteo de Pedro Gonçalves levando o jogador leonino à sua queda e perda do controlo de bola. De relembrar que as infrações são punidas no início da sua ação e neste caso em concreto a falta foi fora da área, o que seria punível com livre direto. Porque Pedro Gonçalves ia isolado, na direção da baliza a distância curta e sem possibilidade de outro qualquer defensor poder intervir, acabou por anular uma clara oportunidade de golo que levaria à expulsão do central encarnado", escreveu Pedro Henriques.

Veja também: Futre fala em Gil Vicente com mala carregada pelo Benfica em Alvalade (VÍDEO)

"Com a anca/coxa, Otamendi não quis jogar a bola, apenas impedir Pote de o fazer", escreveu Jorge Coroado acrescentando que ficou por sancionar um "livre e vermelho por corte de clara ocasião de golo", escreveu Jorge Coroado.

Veja também: As contas de Sporting e Benfica para decidir o título à última

As águias ficaram a reclamar uma grande penalidade por assinalar por falta de Debast sobre Otamendi aos 25 minutos.

Os especialistas são unânimes ao considerarem que ficou um penálti por assinalar.

"Com acesso às repetições fica claro que Debast com ambas as mãos e sem qualquer interesse em jogar a bola acaba por empurrar o peito de Otamendi levando à sua queda. Pontapé de penálti que fica por assinalar. O VAR deveria neste caso em concreto, por ser óbvio e claro, com as devidas repetições, de ter feito a sua intervenção. De destacar que este é um lance de difícil análise para o árbitro, pois tratou-se de uma bola parada com vários emparelhamentos de jogadores", escreveu Pedro Henriques.

Veja também: Otamendi queixa-se da arbitragem e arrasa jogadores do Sporting

"Claríssimo. Debast, com ambas as mãos no peito de Otamendi, empurrou-o, impedindo-o de saltar à bola. Se VAR não viu, não faz lá nada", escreveu Jorge Coroado.

Veja também: Veterano de Guerra Antifascista Esmaga Tesla com um Tanque aos 98 Anos (e Deixa Recado a Elon Musk)

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!