José Mourinho não escondeu a frustração após o empate do Benfica frente ao Casa Pia (2-2) e deixou duras críticas à arbitragem, nomeadamente ao penálti assinalado por alegado braço de António Silva.
Veja também: António Silva atira-se ao árbitro após o Benfica-Casa Pia
O treinador encarnado admitiu falhas da equipa, mas apontou o dedo ao árbitro e ao VAR, lembrando também o polémico jogo do Sporting com o Santa Clara.
Na análise ao encontro, o técnico português começou por reconhecer que o Benfica teve bons momentos, mas pecou pela falta de ambição após o primeiro golo.
“Primeira parte boa até marcarmos. Boa dinâmica e intensidade, contra um bloco de 10 jogadores à entrada da área, mas muita movimentação nas alas. Procurámos muito conseguir entrar na área e fizemos um bom golo. Depois entrámos num período — culpa nossa — em que era altura de continuar igual, em que nos faltou a ambição e instinto que o Benfica tem de ter”.
Veja também: Hjulmand reage à polémica do golo da vitória do Sporting nos Açores
Ainda assim, Mourinho centrou as críticas na arbitragem e na atuação do VAR, considerando incompreensível o penálti assinalado a favor do Casa Pia.
“É estranho... difícil de entender como o árbitro decide, mas mais difícil entender por que o VAR não interfere num lance óbvio, um dos grandes exemplos do que UEFA, FIFA e ligas nos inícios de época colocam como exemplos claros. Quero ser soft e equilibrado e dizer que o árbitro e o VAR estiveram mal. Mas não, quando o árbitro está mal, o VAR ajudou... e porque não ajudou? O que aconteceu ontem e na semana passada também não consigo responder”.
O treinador, que afirmou não querer entrar em polémicas para evitar sanções, deixou, contudo, uma mensagem clara sobre o que considera um padrão recente nas decisões de arbitragem.
“Se vou comentar a atuação do árbitro e do VAR, depois temos de entrar na análise do que aconteceu ontem e há uma semana, e não quero entrar nesse campo. Culpa nossa, culpa do árbitro, culpa do VAR… e ao dizer erro estou a ser simpático”.
Veja também: Análise à arbitragem do Sta Clara-Sporting: "Golo do Sporting é legal" (VÍDEO)
José Mourinho referiu ainda que o plantel sente o impacto emocional destas situações e que a equipa acabou por se deixar afetar.
“Há uma indignação grande e alguma coisa que vem de trás, os jogadores carregam este negativismo que não conseguem explicar mas que sentem”.
O técnico explicou também que Enzo Barenecha foi substituído ao intervalo por motivos de saúde.
“O Enzo teve de sair ao intervalo, a vomitar, penso que por doença, e meto o Prestianni para passar a mensagem de acabar o jogo mais depressa. Árbitro e VAR decidiram reabri-lo e a forma como sofremos o segundo golo é culpa nossa”.
