adeptos-logo
Nacional
29/10/25 às 15:37

Menino Salvador Blopa preferiu o Sporting ao Benfica

O nome de Salvador Blopa tornou-se conhecido do grande público na passada terça-feira, depois de uma exibição de gala na Taça da Liga.

O nome de Salvador Blopa tornou-se conhecido do grande público na passada terça-feira, depois de uma exibição de gala na vitória do Sporting por 5-1 sobre o Alverca, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga. O jovem lateral/extremo de 18 anos marcou dois golos e ajudou os leões a carimbar o apuramento para a final four da competição, numa estreia que dificilmente poderia ter corrido melhor.

Veja também: Danilo Pereira pegou-se com Jesus e Conceição meteu-se ao barulho (Vídeo)

Bernardo Bruschy, que orientou Blopa nos sub-15 do Sporting, revelou em declarações à Rádio Renascença que o percurso do jogador poderia ter seguido outro rumo.

Jogava no Fontainhas, porque ele vive na Abuxarda, num bairro de Cascais. Começou a jogar por lá e rapidamente se destacou. Surgiu logo o interesse dos dois clubes grandes de Lisboa. O Salvador, na altura, opta pelo Sporting, mas não foi uma transição imediata”, explicou o técnico.

Segundo Bruschy, o jovem chegou mesmo a adiar a mudança para Alcochete, por motivos pessoais e afetivos.

O Salvador era muito afeiçoado aos colegas e ao treinador que, na altura, tinha no Fontainhas, uma pessoa importante no seu percurso. Com isso, acabou por ficar ainda durante uma época desportiva, mesmo tendo a oportunidade de juntar-se ao Sporting. Só depois, na época seguinte, é que transitou”, acrescentou.

Veja também: A pergunta sobre Conceição que irritou Jesus após eliminação da Taça

A escolha, feita quando tinha apenas 10 anos, acabou por ser decisiva para o seu crescimento. Formado em Alcochete, Blopa evoluiu passo a passo nas equipas jovens do Sporting até chegar à equipa principal, onde se apresentou em grande estilo. Com uma exibição marcada pela irreverência, velocidade e maturidade, o jovem luso-guineense conquistou de imediato os adeptos e deixou Rui Borges com mais uma boa dor de cabeça para o futuro.

Hoje, Salvador Blopa é visto como um dos talentos mais promissores da nova geração leonina, símbolo do sucesso da formação do Sporting — e prova viva de que, por vezes, as decisões tomadas em criança podem mudar o rumo de uma carreira.

Na mesma entrevista, o treinador comentou também as declarações de Rui Borges, que após o jogo frente ao Alverca alertou que Blopa “tem de lembrar-se de trabalhar da mesma forma na equipa B, para voltar a ter oportunidades na equipa A”.

Veja também: O recado de Conceição após eliminar Jesus da Taça do Rei Saudita

O Salvador ter atingido a noite que atingiu deve-se, também, muito à sua maneira de estar, à forma humilde com que sempre encarou tudo. Acredito que é um miúdo que, por esta forma de estar, também vai saber lidar com os momentos de sucesso que vier a ter”, refletiu Bruschy, antes de destacar as principais virtudes do jovem leão.

Velocidade, ele sempre teve. Sempre foi um jogador de passada larga, um jogador com uma facilidade tremenda de jogar com os dois pés, um jogador muito objetivo nas suas ações e um jogador muito trabalhador, muito disponível para as tarefas ofensivas e defensivas”, analisou.

Apesar do impacto imediato na equipa principal, Bernardo Bruschy acredita que ainda é cedo para uma integração definitiva de Salvador Blopa no plantel sénior.

O correto para o percurso do Salvador não é passar em definitivo para um processo de equipa A. É um jogador que tem de ser, claramente, potenciado num contexto de equipa B, na II Liga, de ter um volume de jogo”, considerou.

Veja também: Ronaldo faz doação milionária para ajudar crianças em Gaza

Ainda tem o contexto de UEFA Youth League, onde também se tem destacado, para, pontualmente, ter estes momentos de oportunidade com a equipa A, para se ir integrando. Acho que, tendo este enquadramento, para o ano, será, claramente, um jogador pronto para integrar a equipa A e ter o seu impacto”, concluiu.

Hoje, o jovem que recusou o Benfica para vestir de verde e branco é apontado como um dos maiores talentos da nova geração leonina. Entre a humildade que o caracteriza e o talento que já o distingue, Salvador Blopa parece estar a dar os primeiros passos de uma carreira que promete dar muito que falar.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues