O SC Braga juntou-se, esta terça-feira, às reações de Benfica e Sporting relativamente às alegadas pressões exercidas pelo FC Porto sobre o árbitro Fábio Veríssimo, no intervalo do jogo entre as duas equipas, referente à 10.ª jornada da Liga Portugal, disputado no Estádio do Dragão e que terminou com vitória portista por 2-1.
Veja também: Mais um treinador da I Liga prestes a ser demitido - ÚLTIMA HORA
Num comunicado oficial, o clube minhoto apelou a uma intervenção célere e rigorosa das entidades responsáveis, nomeadamente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal, exigindo “respostas firmes e imediatas” perante a gravidade das acusações.
O caso ganhou destaque após Fábio Veríssimo ter relatado, no seu relatório de jogo, a existência de tentativas de pressão e intimidação no balneário da equipa de arbitragem, onde encontrou uma televisão a exibir imagens de lances polémicos da primeira parte.
Com esta posição, o SC Braga reforça o coro de clubes que pedem transparência e responsabilização, numa polémica que promete continuar a marcar a atualidade do futebol português.
Veja também: FC Porto mostrou lance de jogo com os sub-13 do Benfica a Fábio Veríssimo
Leia abaixo o comunicado dos bracarenses na íntegra:
"Confrontada com as notícias que circulam desde a noite passada e que relatam tentativas de pressão sobre a equipa de arbitragem do FC Porto x SC Braga, liderada por Fábio Veríssimo, esta Sociedade encetou contactos imediatos no sentido de obter um cabal esclarecimento sobre as informações difundidas.
O Presidente do SC Braga endereçou missivas formais aos Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, do Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal, solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do sector da arbitragem e da integridade das competições.
Foi dado a estes responsáveis um timing de resposta, entendendo o SC Braga ser relevante que a sua tomada de posição pública fosse devidamente sustentada e que as entidades responsáveis tivessem oportunidade de conduzir e liderar a reação necessária perante factos tão relevantes.
Na ausência de outros esclarecimentos para além da resposta enviada pela Liga Portugal e que remete para os órgãos de disciplina da FPF, o SC Braga analisará o relatório do árbitro e o relatório dos delegados, certo de que os mesmos irão originar a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares, que se esperam tão céleres quanto possível e que garantam, de forma implacável, as punições que se impõem.
O SC Braga reclama uma atuação exemplar por parte da justiça desportiva, mas sem prejuízo da independência exigida ao normal funcionamento desta, cabe também aos responsáveis máximos da FPF e da Liga garantir um clima de confiança para o presente e para o futuro.
Nesse intuito, exigem-se respostas firmes e imediatas, sob pena de estes agentes serem co-responsáveis pela escalada previsível se nada for feito.
O SC Braga exige que a defesa da credibilidade das competições seja um imperativo absoluto e inegociável para quem tem a responsabilidade de zelar pelas mesmas, mais ainda no momento atual.
Tal como referido em comunicado do passado dia 6 de outubro, o SC Braga volta a sublinhar a sua absoluta confiança no sector da arbitragem. Por assim ser, surge-nos ainda mais premente que a defesa do quadro de árbitros seja efetiva e intransigente. A proteção dos árbitros é absolutamente essencial para a salvaguarda das competições e da verdade desportiva e para o melhor desempenho de todos os agentes".
Veja também: Expulsão perdoada ao Benfica em Guimarães? A análise à arbitragem
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
