vO jovem defesa António Silva, que se destacou na época passada como titular indiscutível do Benfica, enfrenta agora uma nova realidade, onde os minutos em campo têm sido limitados.
Veja também: Acaba de chegar ao Sporting e já pisca o olho a colosso europeu: "Oxalá, oxalá..."
Aos 21 anos, António Silva tem oscilado entre a titularidade nas Taças e a condição de suplente na Liga, onde o técnico Bruno Lage tem apostado em Nicolás Otamendi e Tomás Araújo como dupla principal de centrais.
Este cenário representa uma quebra significativa em relação ao protagonismo que António Silva teve nas duas épocas anteriores. O central foi uma peça-chave no esquema de Roger Schmidt, mas com a mudança de treinador, o seu tempo de jogo reduziu-se, e nos últimos quatro jogos da Liga o defesa não somou qualquer minuto.
Em competições como a Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga, Silva continua a ser opção, mas é evidente que a preferência do técnico recai agora sobre outros nomes para os desafios da Liga.
Veja também: Ronaldo confessa desilusão após ser premiado nas Quinas de Ouro
Apesar desta redução de minutos no clube, António Silva tem mantido a confiança do selecionador nacional, Roberto Martínez, que o convocou para os três últimos estágios da Liga das Nações. O jogador foi titular em dois jogos frente à Escócia e suplente utilizado contra a Croácia, demonstrando que, apesar da sua situação no Benfica, continua a ser uma aposta para a Seleção Nacional.
Para o jovem defesa, esta fase menos estável poderá ser uma oportunidade de crescimento, numa etapa onde terá de se adaptar à concorrência interna e provar o seu valor para reconquistar um lugar regular na equipa principal. Resta saber como António Silva irá responder a este desafio e se conseguirá recuperar o protagonismo que conquistou no passado.
Veja também: A tirada de Ronaldo nas Quinas de Ouro que deixou tudo a rir