adeptos-logo
Nacional
06/06/25

A bicada de Rui Jorge a Quaresma após pedir dispensa dos sub-21

O selecionador nacional de sub-21, Rui Jorge, não escondeu a sua insatisfação com o pedido de dispensa de Eduardo Quaresma.

O selecionador nacional de sub-21, Rui Jorge, não escondeu a sua insatisfação com o pedido de dispensa de Eduardo Quaresma, defesa-central do Sporting, que alegou não estar em «condições de ajudar» a equipa na fase final do Europeu de sub-21, que se realiza na Eslováquia. 

Veja também: A reação hilariante de Ronaldo a provocação dos alemães que gritavam por Messi (VÍDEO)

Em declarações ao Canal 11, o treinador português explicou que o jogador fazia parte dos 26 pré-convocados para o estágio de preparação da competição, mas acabou por se afastar por falta de motivação: 

«Quando fiz a pergunta aos jogadores sobre se se sentiam prontos para ajudar a 100%, o Quaresma disse que não se sentia com energia para isso. Nem sentia a motivação para ajudar a equipa». 

Perante esta resposta, Rui Jorge foi taxativo: 

«Quando assim é, haverá outro que está com essa energia e com essa motivação a 100% e que nos ajudará ou tentará ajudar. Para mim, representar a Seleção exige paixão, e isso é inegociável. A Seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato ou relançar a carreira». 

Veja também: O bonito gesto de Ronaldo com menina de 11 anos antes do Alemanha-Portugal

O técnico reforçou a importância dos valores que devem guiar quem representa a equipa nacional: 

«Eu gosto de jogadores que demonstram efectivamente que querem estar na Seleção. É muito bonito dizer que é um sonho, mas esse sonho tem de ser sempre — não apenas quando convém». 

Durante a temporada 2024/25, Eduardo Quaresma somou 31 jogos ao serviço do Sporting, afirmando-se como uma peça regular no plantel de Rúben Amorim. Ainda assim, a ausência de “energia” suficiente para representar a equipa das quinas acabou por afastá-lo da fase final do Europeu. 

Sobre os motivos concretos que levaram o jogador a sentir-se incapaz de contribuir, Rui Jorge não quis especular: 

«Terão de perguntar ao Quaresma. Não foi tema para entrarmos em detalhe. Ele poderá explicar melhor do que eu». 

Veja também: Imprensa estrangeira rendida a Portugal: "Ronaldo não perdoa"

Para Rui Jorge, a mensagem é clara: só faz parte da Seleção quem estiver realmente comprometido com o desafio, em todas as fases — e não apenas quando dá jeito. 

Veja também: Papagaios Australianos Fazem Filas Para Beber da Torneira — E Já Têm a Sua “Tradição de Copo”

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!