Bernardo Silva, médio do Manchester City e internacional português, voltou a sublinhar a importância da formação que recebeu no Benfica para moldar a sua mentalidade competitiva e que quer aplicar para voltar a colocar o clube inglês na rota dos títulos.
Veja também: Lito Vidigal faz pausa no futebol para abraçar nova profissão surpreendente
Em declarações recentes, o jogador, que agora é capitão do citizens, foi taxativo quanto ao espírito que o acompanha desde os primeiros passos no futebol profissional.
“Detesto perder. No Benfica ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos”, afirmou Bernardo, destacando que essa filosofia foi incutida desde muito cedo nos escalões de formação do clube da Luz.
O médio criativo, que passou 12 anos ligado ao Benfica antes de rumar ao futebol estrangeiro, recorda que esta cultura de exigência não se limitava aos jogos importantes, mas era aplicada em qualquer contexto competitivo.
Veja também: A provocação de Mourinho ao Benfica antes do duelo na Champions
“Sou mau perdedor. Detesto perder. Joguei 12 anos no Benfica, que é um grande clube em Portugal. Ensinam-nos a não ficarmos felizes quando não ganhamos. Talvez não seja muito agradável de se ver de fora, mas gosto de pensar que é preciso que os jogadores se sintam mal quando perdem. É preciso sentir-se mal consigo mesmo, é preciso sentir-se mal com o desempenho e é assim que lido com isso. Provámos o sabor da derrota e, quando se prova o sabor do sucesso e da derrota, sabe-se que é muito melhor. Não gostámos da última temporada. Não gostámos. Foi muito frustrante, muito doloroso para quase todos nós, diria eu, e estamos de volta com aquela vontade de voltar a lutar pelos títulos”, reforçou.
Veja também: Benfica apontado a antigo alvo do FC Porto para o meio-campo