adeptos-logo
Nacional
23/06/25

Gesto de Kokçu com Lage no treino após discussão dá que falar

O caso Orkun Kokçu está encerrado no seio do Benfica. Saiba mais pormenores e partilhe a sua opinião.

O caso Orkun Kokçu está encerrado no seio do Benfica. Depois da polémica substituição frente ao Auckland City, que resultou numa discussão visível entre jogador e treinador, Orkun Kokçu e Bruno Lage deram, este domingo, um sinal claro de reconciliação: um aperto de mão, um abraço e… sorrisos.

Veja também: Kokçu quebra o silêncio e explica polémica discussão com Lage

A cena decorreu nos primeiros minutos do treino das águias em Tampa, na Florida. Bruno Lage dirigiu-se a Kokçu à entrada para o relvado, trocaram cumprimentos com naturalidade e, perante as câmaras e jornalistas presentes, ficou clara a mensagem: o episódio está ultrapassado. Logo a seguir, o técnico cumprimentou outros jogadores, como Aursnes, enquanto Otamendi, Prestianni e Di María lideravam o grupo na entrada em campo. 

“Não é bonito, mas acontece no futebol” 

No sábado, Kokçu já havia assumido responsabilidades, tanto internamente como publicamente. Em declarações à imprensa, o número 10 das águias admitiu que reagiu mal à substituição e reiterou o respeito pela decisão do treinador: 

Foi o treinador que tomou a decisão e como jogador tenho de respeitar essa escolha. Às vezes perco o controlo dentro de campo. Não é bonito e não é o que queremos mostrar como jogadores do Benfica”. 

Veja também: Ex-FC Porto Galeno de saída do Al Ahli, seis meses depois

As palavras do turco alinham-se com o que Bruno Lage já havia dito após o jogo: tratou-se de um episódio impulsionado pela “vontade de ganhar”. O médio explicou ainda que se sentia capaz de contribuir mais naquele momento, razão que esteve na origem do seu desagrado. 

Intervenção de Kerem Akturkoglu evitou danos maiores 

A situação, no entanto, podia ter resvalado. Após a substituição, Kokçu chegou a levantar-se do banco e ameaçou dirigir-se ao balneário. Foi travado pelo compatriota Kerem Akturkoglu, que teve um papel decisivo ao acalmá-lo e convencê-lo a permanecer junto da equipa. Um gesto que, segundo fonte próxima do plantel, evitou que o caso se tornasse mais grave. 

O presidente Rui Costa também falou com o médio no sábado, tal como Bruno Lage. No balneário, Kokçu apresentou desculpas perante os companheiros, gesto que foi confirmado publicamente por Prestianni, numa conferência de imprensa onde garantiu que o grupo está unido e focado no duelo com o Bayern Munique. 

Veja também: Amorim quer Palhinha no United mas concorre com clube português improvável

Multa confirmada, mas caso encerrado 

Kokçu não escapará a uma sanção interna — a multa está em cima da mesa — mas a estrutura do Benfica considera o incidente resolvido. O treino de ontem confirmou isso mesmo. Durante o aquecimento e os primeiros exercícios, Kokçu mostrou-se descontraído, brincou com Bruma e conversou animadamente com Álvaro Carreras. A imagem do médio sorridente e integrado contrastava com o rosto fechado da noite anterior. 

A resposta do jogador foi também de compromisso: 

Sou um jogador com mentalidade vencedora, quero dar sempre o melhor pela equipa”. 

A reconciliação foi pública, espontânea e, acima de tudo, eficaz. Agora, com o caso sanado, o foco vira-se para o embate com o Bayern Munique. O Benfica precisa de pontuar para garantir o apuramento para os oitavos de final do Mundial de Clubes — e Kokçu, tudo indica, continuará a ter um papel importante dentro das quatro linhas. 

Veja também: Iván Jaime recusa regresso ao FC Porto mas dragões não facilitam

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!