A final da Taça da Liga de 2009 continua a ser uma das mais controversas da história do futebol português. O Sporting perdeu para o Benfica nos penáltis (2-3), após empate a 1-1, mas o jogo ficou marcado por uma decisão polémica do árbitro Lucílio Batista.
Veja também: Árbitro auxiliar para o Nacional-FC Porto lesiona-se e o substituto é insólito
Pedro Silva, expulso nesse jogo por alegada mão na bola que originou o penálti convertido por Reyes, recordou agora o episódio e diz ter perdoado o árbitro, apesar da frustração que ainda sente.
⚽ Pedro Silva sobre a decisão polémica:
“Temos de perdoar sempre o erro do ser humano. Sabemos que ele não quis cometê-lo. Certamente, se houvesse VAR naquele momento, o lance seria revertido, mas não foi. Paciência, já passou. Acredito que o Lucílio Batista reconheceu o erro. Espero que esteja bem e que possa assistir à final de sábado e torça pelo Sporting”.
🏆 A mágoa por perder um título pelo Sporting
O antigo defesa leonino lamenta a injustiça do lance e o facto de não ter conquistado aquele troféu.
“É uma tristeza grande, porque trabalhámos e dedicámo-nos a vida inteira para chegar a um momento desses e torcemos para que seja um jogo limpo, mas aconteceu um erro e perdeu-se um troféu. Passaram mil coisas pela cabeça e, às vezes, culpamo-nos por um erro que não fizemos. Já lá vão vários anos e não consigo esquecer esta derrota”.
Veja também: Ronaldo gastou mais de 50M€ num novo jato privado luxuoso (Vídeo)
🥇 O destino da medalha de vice-campeão
Pedro Silva revelou que recusou a medalha de segundo classificado e que atirou-a para longe, em protesto.
“Disseram-me que eu tinha de aceitar a derrota e reconhecer a vitória do adversário. Foi nesse momento que fiquei chateado e assumi que aquela medalha jamais entraria na minha casa. Atirei-a”.
🔄 Conversa com Lucílio Batista após o jogo
O defesa brasileiro contou que o árbitro reconheceu o erro e pediu desculpa.
“Conversámos um pouco. Ele pediu-me desculpa e reconheceu que errou, afirmando ter sido um lance rápido, em que havia poucos segundos para decidir e optou por marcar a grande penalidade. Disse-lhe algumas coisas, mas enfim, acabei por perdoar-lhe. Demos um aperto de mão e seguiu cada um o seu caminho”.
Veja também: Rui Santos responde a acusações de ódio a Sérgio Conceição
🔥 Elogios a Di María, o jogador envolvido no lance polémico
Pedro Silva travou o duelo que originou o penálti com Ángel Di María, na altura jovem promessa do Benfica. Hoje, vê o argentino como um dos grandes do futebol mundial.
“O Ángel Di María está entre os maiores e melhores do futebol mundial. É campeão do mundo e fez agora dois golos ao SC Braga. Sabemos que é o principal jogador do Benfica, mas o Sporting tem uma equipa sólida e forte.”
📢 Lembra-se deste jogo? Achas que foi o maior erro de arbitragem numa final da Taça da Liga?
Veja também: Benfica fecha a porta a dois jogadores que querem deixar a Luz