adeptos-logo
Nacional
08/04/25

FC Porto arrasa adeptos do Benfica em duro comunicado

Dragões confirmam feridos e criticam carga policial durante o clássico no Estádio do Dragão. Saiba mais.

O FC Porto emitiu esta segunda-feira um comunicado oficial a condenar veementemente os incidentes ocorridos no Estádio do Dragão, durante o clássico de domingo frente ao Benfica (1-4), com destaque para o lançamento de engenhos pirotécnicos por parte de adeptos encarnados para a bancada onde se encontravam famílias portistas, incluindo crianças. 

Veja também: A reação do plantel e de Anselmi ao castigo imposto por Villas-Boas

Segundo os dragões, a situação provocou ferimentos em dois adeptos, o que levou à intervenção das forças policiais, que usaram balas de borracha para conter os ânimos, gerando momentos de pânico e apreensão nas bancadas. 

O FC Porto lamenta e condena veementemente os incidentes (…), envolvendo as forças de segurança e adeptos do Clube. Os incidentes foram provocados pelo lançamento de artefactos pirotécnicos por adeptos da equipa visitante para a zona da bancada ocupada por sócios e adeptos portistas”, pode ler-se no comunicado. 

O clube aponta o dedo à atuação da PSP, considerando que a carga policial foi “inadequada e desproporcionada”, resultando em mais dois adeptos feridos que necessitaram de assistência médica no local. 

Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe

Reunião com a PSP e acusações de “falta de prevenção” 

Os responsáveis portistas reuniram esta segunda-feira com o Comando Metropolitano da PSP do Porto, onde expressaram “consternação” e exigiram o apuramento de responsabilidades. 

O Clube demonstrou muita consternação perante o sucedido, lamentou que a ação preventiva não tenha produzido quaisquer resultados e que a resposta das autoridades tenha falhado, colocando, mais uma vez, a segurança dos portistas em risco”. 

No mesmo comunicado, o FC Porto sublinha que comportamentos deste tipo por parte das claques do Benfica são recorrentes, não só no Dragão, como noutros recintos, e garante que os episódios da madrugada anterior ao jogo — em vários pontos da cidade e também com uso de pirotecnia — já indiciavam o que viria a acontecer. 

Veja também: A tirada de Rui Borges sobre Harder que caiu mal entre sportinguistas

Exige-se atuação “célere e consequente” 

O clube azul e branco recorda ainda que esta época foi alvo de um jogo de interdição do Dragão devido a um episódio semelhante, exigindo igual tratamento por parte das autoridades competentes

Qualquer ação que coloque em perigo a segurança dos espetadores num recinto desportivo deve ser alvo de uma atuação célere e consequente por parte das autoridades, dos clubes e de todas as entidades com responsabilidades neste campo”. 

A PSP irá agora avançar com um processo de averiguações para identificar os responsáveis e clarificar os contornos da intervenção policial.

Veja também: 🐺 Lobo-terrível de “A Guerra dos Tronos” renasce 13 mil anos depois… e chama-se Khaleesi

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!