adeptos-logo
Nacional
03/08/25

João Gabriel defende Vieira e arrasa Pedro Proença

A polémica em torno das acusações de Luís Filipe Vieira ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, está longe de acalmar. 

A polémica em torno das acusações de Luís Filipe Vieira ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, está longe de acalmar. 

Veja também: Ex-Benfica Belotti pode voltar ao futebol português

Depois do comunicado oficial da FPF, que prometeu usar “todos os meios legais” para defender o bom nome do seu presidente, foi a vez de João Gabriel, antigo director de comunicação do Benfica, reagir de forma contundente — e alinhada com o antigo líder encarnado. 

Em texto publicado no LinkedIn, João Gabriel garante que “o que este comunicado da FPF nos diz é que Vieira disse a verdade” e acusa Pedro Proença de ter um “padrão claro de comportamento que não é recomendável para quem ocupa o cargo que ocupa”. 

Recordações polémicas e acusações graves 

João Gabriel vai mais longe ao recordar episódios do passado envolvendo Pedro Proença e processos eleitorais no futebol português: 

  • A instalação de uma câmara numa urna de voto durante as eleições da Liga em 2019, alegadamente com o intuito de saber quem votava em quem — algo confirmado, diz, pelo técnico informático que a instalou; 
  • Um alegado aliciamento ao candidato Nuno Lobo nas eleições do Benfica, denunciado por Vieira — que João Gabriel recorda ser crime público; 
  • Um processo que estará a decorrer na Procuradoria-Geral da República, envolvendo vigilância sobre Nuno Lobo, com Rui Caeiro apontado como autor material e Pedro Proença como autor moral. 

Veja também: Nem na equipa B: Farioli encosta mais um jogador do FC Porto

O comunicado da FPF vale zero. É pífio, apenas serve para dizer que se reagiu”, critica João Gabriel, sublinhando que nem a Federação nem Pedro Proença desmentiram diretamente as acusações de Vieira. 

Comité de Ética com trabalho pela frente? 

No final da sua intervenção, João Gabriel ironiza com a recente criação de um Comité de Ética na FPF, presidido por Emanuel Medeiros

Mesmo a tempo. O Comité tem já muito trabalho pela frente, porque se for isento e independente, o primeiro dossiê que tem pela frente é investigar as ações do Presidente da FPF”. 

Veja também: O jogador do FC Porto perto da saída pode falhar jogo de apresentação

Contexto eleitoral aquece clima 

As críticas surgem num momento sensível, com eleições no Benfica agendadas para outubro e um ambiente político cada vez mais tenso no futebol português. A entrevista de Vieira ao NOW, onde lançou várias acusações a Pedro Proença, está a provocar uma onda de reações — e poderá ter consequências legais e institucionais nas próximas semanas. 

Enquanto a FPF promete agir em defesa da sua reputação, as acusações continuam a ganhar força no espaço público. 

Veja também: Anthony Hopkins Goza com Máscara de Kim Kardashian e Evoca Hannibal Lecter: “Já Me Sinto Dez Anos Mais Jovem”

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!