adeptos-logo
Nacional
14/04/25

Mundial de Clubes não terá árbitros portugueses

Lista de 35 árbitros e 24 elementos de VAR não inclui nenhum juiz luso. FC Porto e Benfica estarão na prova, mas sem apito português.

A FIFA divulgou esta segunda-feira a lista oficial de árbitros que estarão presentes no Mundial de Clubes 2025, que decorrerá nos EUA. A principal novidade (ou ausência) para o futebol nacional é a total exclusão de árbitros portugueses, tanto como árbitros de campo como elementos do VAR. 

Veja também: Ronaldo dá a vitória ao Al Nassr com uma bomba que está a correr mundo (VÍDEO)

No total, foram nomeados 35 árbitros de 33 nacionalidades para apitar os encontros da prova, aos quais se juntam 24 árbitros de VAR provenientes de 22 países. De Portugal, nenhum nome consta da convocatória — nem João Pinheiro, o mais cotado a nível internacional, nem outros juízes com insígnia FIFA. 

A ausência surge num contexto em que Benfica e FC Porto serão os representantes lusos no novo modelo do Mundial, que contará com 32 equipas e arranque marcado para o verão, em solo norte-americano. 

Destaques da convocatória 

Entre os nomes mais sonantes da lista destacam-se: 

  • Anthony Taylor (Inglaterra) 
  • Szymon Marciniak (Polónia) 
  • Danny Makkelie (Países Baixos) 
  • Clement Turpin (França) 

No VAR, também marcam presença árbitros de topo como Carlos del Cerro Grande (Espanha) e Bastian Dankert (Alemanha). 

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues