O jogo decisivo está marcado para domingo, às 11h30, frente a Espanha ou Brasil.
A Seleção Nacional feminina de futsal escreveu esta sexta-feira uma das páginas mais brilhantes da sua história ao derrotar a Argentina por 7-1 e garantir um lugar na final do primeiro Mundial da modalidade, disputado nas Filipinas.
O jogo decisivo está marcado para domingo, às 11h30, frente a Espanha ou Brasil.
Entrada demolidora: 6-0 ao intervalo
A Argentina, sem a sua melhor jogadora — Silvana Nava, suspensa por acumulação de amarelos — mostrou dificuldades em acompanhar o ritmo português.
Aos 7 minutos, Fifó fez o 2-0 após jogada com Janice e Inês Matos, e a partir daí o jogo transformou-se numa avalanche lusa:
3-0 (9’): Lídia Moreira aproveita erro defensivo e bisou.
4-0 (9’): Janice conclui contra-ataque iniciado por roubo de bola.
5-0 (9’): Fifó marca após triangulação com Maria Pereira.
6-0 (15’): Momento de génio de Ana Azevedo, que sentou duas adversárias antes de finalizar.
Com a vantagem larga, Luís Conceição começou a gerir o esforço e a distribuir minutos, preservando especialmente a capitã Ana Azevedo.
ler também: Luis Enrique evita pergunta sobre o guarda-redes e garante: “Eu percebo francês” — confusão instala-se na conferência do PSG
Segundo tempo com mais gestão… mas com mais um golo português
Portugal voltou a entrar bem após o intervalo e, aos instantes iniciais, Inês Matos fez o 7-0 após combinação com Janice e Maria Pereira — esta última saiu lesionada e ficou em dúvida para a final.
Houve ainda outro susto: a guarda-redes Ana Catarina saiu lesionada aos 26 minutos, sendo substituída por Maria Odete Rocha, que respondeu com boas defesas.
A Argentina reduziu aos 39 minutos, naquele que foi o primeiro golo sofrido por Portugal em situação de 4x4 neste Mundial. Os restantes tinham surgido apenas de penálti (Japão) e 5x4 (Itália).
Pedro Proença: “No domingo, seremos 11 milhões a jogar convosco”
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixou uma mensagem emocionada e de enorme orgulho:
“Estamos na final! Parabéns pela cultura de vitória, talento, humildade e ambição. Portugal está com toda a justiça na final do primeiro Mundial de Futsal Feminino. No domingo de manhã, Portugal vai parar — seremos 11 milhões a jogar convosco.”
Domingo, 11h30: todos a apoiar as nossas campeãs.