adeptos-logo
Internacional
08/08/25

Cruzeiro de Leonardo Jardim vence na Taça e quebra jejum de 5 anos

Cinco anos depois, o Cruzeiro está de volta aos quartos de final da Taça do Brasil. Saiba mais pormenores. Veja o vídeo do resumo da partida.

Cinco anos depois, o Cruzeiro está de volta aos quartos de final da Taça do Brasil. A equipa comandada por Leonardo Jardim, treinador português que assumiu recentemente o comando técnico do emblema de Belo Horizonte, venceu esta madrugada o CRB por 0-2, no Estádio Rei Pelé, garantindo a qualificação após o empate sem golos registado na primeira mão, no Mineirão. 

Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar

O triunfo foi arrancado com autoridade, embora com alguns sobressaltos. Lucas Villalba abriu o marcador mesmo à beira do intervalo, num momento decisivo para quebrar a resistência da equipa da casa. O CRB ainda teve uma oportunidade de ouro para relançar a eliminatória aos 86 minutos, através de uma grande penalidade, mas Gegê permitiu a defesa de Cássio, guarda-redes que voltou a ser herói. A estocada final surgiu já nos descontos, com Eduardo, acabado de entrar, a fazer o segundo golo da noite e a carimbar o passaporte da Raposa para os ‘quartos’. 

Com este resultado, o Cruzeiro quebra um jejum que durava desde 2019, ano em que foi eliminado nas meias-finais pelo Internacional. Desde então, a equipa não tinha conseguido ultrapassar os oitavos de final da prova-rainha do futebol brasileiro

Veja também: O recado de Ronaldo ao Benfica após transferência falhada de Félix

Vasco da Gama também avança com toque português 

Mas Leonardo Jardim não foi o único português a celebrar esta madrugada. Nuno Moreira, avançado luso que tem vindo a ganhar espaço no Vasco da Gama, foi titular na vitória por 3-1 frente ao CSA, resultado que também garantiu a passagem aos quartos de final da competição. Embora tenha sido substituído no segundo tempo, Nuno teve influência numa exibição sólida da equipa carioca. 

Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave

O Vasco resolveu cedo a eliminatória, com golos de Rayan, Philippe Coutinho e Tchê Tchê ainda na primeira parte. O CSA ainda reduziu por Brayann, mas já não teve força para incomodar verdadeiramente a equipa de Fernando Diniz, que continua firme na prova. 

Quadro fechado: eis os oito apurados 

Com estes dois encontros, fica completo o lote de equipas que irão disputar os quartos de final da Taça do Brasil. Além de Cruzeiro e Vasco da Gama, seguem em frente: 

  • Botafogo 
  • Bahia 
  • Fluminense 
  • Corinthians 
  • Athletico Paranaense 
  • Atlético Mineiro 

Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa

Curiosamente, o Athletico Paranaense é o único clube entre os oito finalistas que não compete actualmente no Brasileirão (Série A). Recorde-se que a última vez que uma equipa da Série B chegou tão longe foi em 2020, quando Cuiabá e América Mineiro protagonizaram campanhas surpreendentes. 

O sorteio da próxima fase está marcado para terça-feira, às 14h00 (hora de Portugal Continental), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. A fase seguinte da competição não terá qualquer tipo de condicionamento no emparelhamento das equipas, prometendo assim duelos imprevisíveis e de alto nível. 

Leonardo Jardim, que já conta no currículo com títulos no Mónaco e no Al Hilal, volta a dar nas vistas no Brasil, levando o Cruzeiro a um patamar competitivo que os adeptos há muito reclamavam. A confiança cresce em Belo Horizonte — e Portugal estará atento. 

Veja também: Quem está mais forte? Benfica, FC Porto ou Sporting? Jesus responde

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!