O médio belga Radja Nainggolan, conhecido pela sua frontalidade e temperamento forte, voltou a gerar polémica. Desta vez, o alvo das suas críticas foi Roberto Martínez, que orientou a seleção da Bélgica entre 2016 e 2022, período durante o qual conquistou 56 vitórias e 13 empates em 80 jogos, mas falhou a conquista de qualquer troféu internacional.
Veja também: Menino Salvador Blopa preferiu o Sporting ao Benfica
O experiente jogador, que representa atualmente o SC Lokeren-Temse, da segunda divisão belga, afirmou que o treinador espanhol deixou de o convocar “sem motivo algum”.
“Roberto Martínez deixou de me convocar sem motivo algum e as suas razões parecem-me absurdas”, começou por dizer Nainggolan, em declarações ao canal de YouTube de Junior Vertonghen, claramente ressentido com o antigo selecionador.
A crítica foi mais longe, com o médio a pôr em causa a competência técnica do atual treinador de Portugal.
“Na minha opinião, Roberto Martínez não é um especialista em futebol, é um treinador muito fraco. Quem diz que é um bom treinador não percebe nada de futebol”, atirou.
Veja também: O recado de Conceição após eliminar Jesus da Taça do Rei Saudita
Para Nainggolan, a principal falha de Martínez foi a incapacidade de construir um verdadeiro modelo de jogo para a Bélgica, apoiando-se apenas no talento individual dos seus craques.
“Um bom treinador é alguém que dá uma ideia à equipa e, com Roberto Martínez, a Bélgica nunca teve isso. Sempre que estávamos em apuros, a solução vinha das qualidades individuais de Kevin De Bruyne, Hazard ou Lukaku. Nunca tivemos um estilo de jogo definido”, criticou o antigo internacional.
O médio foi ainda mais incisivo, lamentando as decisões táticas do espanhol e acreditando que a Bélgica perdeu a oportunidade de conquistar títulos importantes.
“É a pura verdade. De Bruyne jogava como avançado quando queria jogar no meio-campo, mas o treinador insistia. Acho que a Bélgica poderia ter ganho títulos se tivesse investido num bom treinador, nem que fosse apenas uma vez”, concluiu.
Veja também: Danilo Pereira pegou-se com Jesus e Conceição meteu-se ao barulho (Vídeo)
As palavras de Nainggolan reacendem o debate sobre a passagem de Roberto Martínez pela seleção belga, que, apesar de contar com uma geração de ouro — com nomes como Courtois, De Bruyne, Hazard e Lukaku —, não conseguiu transformar o talento em conquistas.
Hoje, com Martínez ao comando da seleção portuguesa, as declarações do médio belga ganham ainda mais eco, reavivando uma polémica que promete não ficar por aqui.
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
