adeptos-logo
Nacional
04/11/25 às 14:27

Conselho de Disciplina anuncia medida contra o FC Porto após pressão sobre Veríssimo

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou hoje um processo disciplinar ao FC Porto.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou hoje um processo disciplinar ao FC Porto pela alegada pressão exercida sobre o árbitro Fábio Veríssimo, na receção dos dragões ao SC Braga, no domingo.

Veja também: Mais um treinador da I Liga prestes a ser demitido - ÚLTIMA HORA

Em comunicado, o CD da FPF deu conta da "instauração de processo disciplinar à FC Porto–Futebol SAD, por deliberação da secção profissional (...) no seguimento das informações constantes no relatório de árbitro e no relatório de delegado da Liga", dando conta do envio do processo para a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Em causa está uma alegada tentativa de pressão, descrita no relatório do árbitro do jogo entre FC Porto e SC Braga, ao juiz da Associação de Futebol de Leiria, durante o intervalo do encontro da 10.ª jornada da Liga, que terminou com a vitória dos dragões (2-1), no domingo.

Na segunda-feira, o Benfica exigiu “que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto–SC Braga”.

Veja também: FC Porto mostrou lance de jogo com os sub-13 do Benfica a Fábio Veríssimo

Face à “gravidade dos acontecimentos reportados”, os ‘encarnados’ pedem “uma reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares”.

Já hoje, o Sporting anunciou a apresentação de uma queixa ao CD da FPF, para “apuramento da verdade”, depois de Veríssimo se ter sentido pressionado no referido jogo.

O Sporting considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo bicampeão nacional.

Veja também: Expulsão perdoada ao Benfica em Guimarães? A análise à arbitragem

Perante esta situação, em que Fábio Veríssimo se deparou com um televisor a passar repetidamente, sem que o dispositivo pudesse ser desligado, alguns lances do primeiro tempo, o Sporting quer que sejam “apuradas todas as responsabilidades e aplicadas sanções”.

O Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis”, apontou.

O emblema leonino acrescenta ainda que “não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional”.

O FC Porto lidera a Liga com 28 pontos, com mais três pontos do que o bicampeão Sporting, segundo classificado, e mais quatro do que o Benfica, terceiro.

Veja também: Seleção Sub-16, com Cristianinho, vence a Taça das Federações

Os azuis e brancos venceram na receção aos bracarenses, por 2-1, após reviravolta, com golos de Rodrigo Mora, aos 44, e Borja Sainz, aos 79, depois de Victor Gómez ter dado vantagem aos minhotos.

Fonte: LUSA

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!