adeptos-logo
Nacional
16/07/25

Rúben Dias: "Passar no Benfica tornou-me quem sou hoje"

Do relvado da Reboleira ao topo do futebol mundial, Rúben Dias continua a olhar para o Benfica como o ponto de viragem da sua carreira. 

Do relvado da Reboleira ao topo do futebol mundial, Rúben Dias continua a olhar para o Benfica como o ponto de viragem da sua carreira. 

Veja também: As exigências do Sporting para fechar saída de Gyökeres para o Arsenal

Em entrevista ao programa PL Stories da DAZN, o central do Manchester City voltou a destacar a importância do clube da Luz na sua formação, tanto como jogador como homem. 

«Passar pelo Benfica foi o maior detalhe de todos. Foi o que me tornou quem sou. Toda a minha educação futebolística advém dali», afirmou, com convicção, o internacional português. 

Formado nas escolas do clube encarnado desde os 11 anos, Rúben Dias foi capitão em praticamente todos os escalões. Estreou-se oficialmente pela equipa principal a 16 de setembro de 2017, frente ao Boavista, após duas temporadas a treinar pontualmente com o plantel sénior. Os primeiros tempos, como é habitual nas grandes histórias, foram marcados por desafios... e alguma desconfiança no balneário. 

«O André [Almeida] e o Luisão perguntavam-se: "Quem é este miúdo? Está sempre a falar!"», recorda entre risos. «Acharam que estava a mostrar algo que não era». 

Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente

André Almeida, um dos capitães do Benfica naquela altura, confirmou o perfil inquieto de Rúben... mas também a sua maturidade. 

«Era muito chato [risos]. Trabalhador, assertivo, mas muito falador. Tinha uma capacidade de comunicação que não estávamos habituados a ver num jovem da formação», referiu o antigo lateral, agora retirado. 

O antigo treinador das águias, Bruno Lage, também prestou o seu testemunho: 

«Podia ter feito carreira longa no Benfica e ser uma referência. Mas a saída para um clube com outro poder económico era inevitável. É um líder que sabe brincar, mas muda o chip quando é para trabalhar». 

Lage revelou ainda que Rúben Dias permanecia em campo após os treinos para aprimorar o ataque às bolas paradas ofensivas, demonstrando desde cedo o espírito de autoexigência que hoje o distingue. 

Veja também: O gesto de Cristianinho com camisola do Benfica que revoltou benfiquistas (VÍDEO)

Transferido para o Manchester City em 2020 por cerca de 68 milhões de euros, Rúben Dias soma já mais de 200 jogos pelos citizens, com 10 títulos conquistados, entre os quais três Premier Leagues e uma Liga dos Campeões

«Já conquistei troféus que nem nos melhores sonhos pensava alcançar. Ter vencido tão cedo só me dá mais fome de continuar. Este ano foi uma grande aprendizagem», concluiu o central de 28 anos. 

No futebol moderno, onde as raízes nem sempre são valorizadas, Rúben Dias continua a representar um símbolo de formação com identidade, com o Benfica como pedra angular de um percurso repleto de ambição e liderança. 

Veja também: Schjelderup de luto após enorme perda - ÚLTIMA HORA

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!