adeptos-logo
Nacional
31/03/25

FC Porto reage à polémica entre Proença e Fernando Gomes

O FC Porto reagiu oficialmente à polémica instalada entre Pedro Proença e Fernando Gomes. Saiba mais.

O FC Porto reagiu oficialmente à polémica instalada entre Pedro Proença, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e Fernando Gomes, ex-presidente da FPF e atual líder do Comité Olímpico de Portugal. Em comunicado divulgado este domingo, os dragões demonstram “séria preocupação” com os acontecimentos recentes, apelando ao total esclarecimento dos factos, que classificam como um “grave incidente”.

Veja também: Rui Borges reage à polémica conversa entre Lage e César Peixoto

Na origem da controvérsia está a carta enviada por Pedro Proença às federações europeias a elogiar Fernando Gomes, garantindo que este apoiava a sua candidatura ao Comité Executivo da UEFA — apoio que o próprio Fernando Gomes veio publicamente negar, criticando duramente o seu sucessor.

No entender do FC Porto, esta situação coloca em causa a imagem e a representação de Portugal nas instâncias internacionais, numa altura em que o país está envolvido em projetos desportivos de grande dimensão, como a organização do Mundial de 2030 e a candidatura ao Euro Feminino de 2029.

“O Desporto português, e o futebol em particular, atravessam uma fase crucial para o seu desenvolvimento (…). É absolutamente fundamental que Portugal se mantenha representado nas mais altas instâncias reguladoras do futebol internacional”, lê-se na nota.

Veja também: Pedro Henriques anuncia saída da Sport TV, 17 anos depois

Por isso mesmo, os dragões consideram que é imperativo esclarecer os factos para garantir a normalidade institucional entre as principais entidades do desporto nacional e evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.

Comunicado completo do FC Porto:

“O FC Porto vem manifestar a sua séria preocupação com os elementos hoje tornados públicos no contexto da candidatura ao Comité Executivo da UEFA do atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença”.

“É por isso imperioso que se esclareçam os factos relativos a este grave incidente para que episódios semelhantes não se repitam no futuro e para que se restabeleça, de forma prioritária, a cordialidade e a normalidade no relacionamento institucional entre as entidades que regem o desporto em Portugal”.

Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues