adeptos-logo
Nacional
27/04/25

Sporting de luto após morte de ex-capitão - ÚLTIMA HORA

O futebol português perdeu este sábado uma das suas figuras mais emblemáticas: José Carlos da Silva.

O futebol português perdeu este sábado uma das suas figuras mais emblemáticas: José Carlos, antigo defesa-central e capitão do Sporting, faleceu aos 83 anos em Torres Vedras, após um período de internamento hospitalar. Natural de Vila Franca de Xira, José Carlos foi um dos heróis da histórica conquista da Taça das Taças em 1964 e integrou a célebre geração dos “Magriços” que alcançou o terceiro lugar no Mundial de 1966.  

Veja também: Tensão no FC Porto: "Filhos da p***, joguem à bola"

Um percurso de glória com a camisola leonina 

José Carlos ingressou no Sporting em 1962, proveniente da CUF, e permaneceu no clube durante 12 temporadas, até 1974. Durante esse período, disputou 368 jogos oficiais e marcou quatro golos, tornando-se uma referência incontornável na defesa leonina. Conquistou três Campeonatos Nacionais (1965/66, 1969/70 e 1973/74), quatro Taças de Portugal (1962/63, 1970/71, 1972/73 e 1973/74) e a única Taça das Taças do futebol português, em 1963/64, frente ao MTK Budapeste.  

A sua liderança em campo e fora dele levou-o a envergar a braçadeira de capitão, sucedendo a Fernando Mendes e antecedendo Vítor Damas nesse papel. Mário Lino, antigo colega e treinador, recorda-o como “um líder e grande companheiro”, destacando a sua disciplina, força física e capacidade de orientação dos mais jovens.  

Veja também: A reação de Anselmi à derrota na Reboleira e às críticas dos adeptos

Internacional português e Magriço de 1966 

José Carlos representou a Seleção Nacional em 36 ocasiões entre 1961 e 1971. Foi titular em dois jogos do Mundial de 1966, frente à Inglaterra e à União Soviética, contribuindo para o histórico terceiro lugar conquistado por Portugal.  

Carreira após os relvados 

Após terminar a carreira de jogador no SC Braga, em 1975, José Carlos enveredou pela carreira de treinador, orientando clubes como Braga, Boavista, Varzim, Chaves, Gil Vicente, Penafiel, entre outros, até 2005.  

Homenagens e legado 

O Sporting emitiu uma nota de pesar, enaltecendo os anos de “esforço, dedicação e devoção” de José Carlos ao clube. A Federação Portuguesa de Futebol também lamentou a sua perda, destacando-o como “um profissional de eleição”.  

Veja também: “Clube Argentino Deportivo Riestra Condenado por Escalar YouTuber em Jogo Oficial”

José Carlos deixa um legado de excelência, sendo lembrado como um dos maiores defesas da história do Sporting e uma figura marcante do futebol português.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues