O Sporting e o Benfica continuam a afirmar-se como duas das maiores academias de formação do mundo. De acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES), divulgado esta quarta-feira, os dois clubes lisboetas estão entre aqueles que mais jogadores produziram para as cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) nas últimas duas décadas.
Veja também: Pedro Gonçalves esclarece lesão e reage a rumores de dopping
📊 Sporting no pódio, Benfica no top-5
O Sporting surge no 2.º lugar do ranking global, tendo formado 64 jogadores que chegaram aos campeonatos de topo da Europa. Além disso, os futebolistas formados em Alcochete somam um impressionante total de 799 golos nessas ligas, o segundo número mais alto da lista.
🔹 Sporting (2.º lugar)
👕 64 jogadores formados para as ‘big 5’
⚽ 799 golos marcados
Grande parte deste registo goleador pode ser atribuído a Cristiano Ronaldo, cuja passagem por Manchester United, Real Madrid e Juventus deixou uma marca indelével na história do futebol.
Veja também: Os milhões que o United terá de gastar para demitir Amorim
Já o Benfica ocupa o 5.º lugar, com um total de 45 jogadores formados na sua academia a chegarem às grandes ligas europeias.
🔹 Benfica (5.º lugar)
👕 45 jogadores formados para as ‘big 5’
🏅 Ajax lidera, River Plate domina nos golos
O Ajax é o clube que mais jogadores produziu para os campeonatos de elite do futebol europeu, com um total de 73 futebolistas formados. No entanto, quando se trata de golos marcados pelos jogadores da formação, o destaque vai para o River Plate, da Argentina, que soma 1.029 golos nas cinco grandes ligas.
🏆 Top 5 de clubes formadores para as ‘big 5’:
1️⃣ Ajax - 73 jogadores
2️⃣ Sporting - 64 jogadores
3️⃣ River Plate - 51 jogadores
4️⃣ Boca Juniors - 49 jogadores
5️⃣ Benfica - 45 jogadores