adeptos-logo
Nacional
25/07/25

Noronha Lopes: "Vergonhoso usar o Benfica para defender Rui Costa"

A campanha para as eleições no Benfica aqueceu nas últimas horas, com João Noronha Lopes a apontar duras críticas à direção liderada por Rui Costa.

A campanha para as eleições no Benfica aqueceu nas últimas horas, com João Noronha Lopes a apontar duras críticas à direção liderada por Rui Costa. Em causa está o comunicado publicado ontem no site oficial do clube, em defesa do projeto Benfica District, apresentado por Rui Costa como parte do seu programa eleitoral.

Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)

Noronha Lopes não poupou palavras, acusando o presidente encarnado de “utilizar os meios oficiais de comunicação ao dispor do Benfica para a defesa do candidato Rui Costa”, considerando a situação “uma utilização vergonhosa” dos recursos do clube.

O Sport Lisboa e Benfica não é uma ferramenta de auto‑promoção de Rui Costa”, vincou o candidato, sublinhando que a comunicação do clube se mostrou “mais rápida a defender a direção do que o próprio Benfica”.

Como exemplo, apontou o silêncio em torno dos episódios polémicos relacionados com a entrega dos troféus da Liga e da Taça de Portugal, dizendo que, nesse caso, o clube demorou semanas a reagir.

Veja também: Benfica e Chelsea fecham acordo milionário por João Félix

Dúvidas por esclarecer no “Benfica District”

Noronha Lopes questionou ainda a viabilidade do projeto Benfica District, que foi recentemente apresentado com grande aparato mediático. O candidato garante que a proposta carece de clareza e acusa Rui Costa de tentar lançar uma manobra eleitoral de última hora.

As dúvidas são muitas”, escreveu num extenso comunicado, onde colocou uma série de interrogações que, segundo ele, continuam por responder: desde os custos reais do projecto (orçado em 220 milhões de euros), até à viabilidade financeira, licenciamento camarário e responsabilidade da sociedade gestora.

Mais grave, segundo Noronha Lopes, é o facto de o próprio Jaime Antunes, antigo vice-presidente responsável pelo património até janeiro deste ano, ter afirmado desconhecer por completo a existência do projeto, que, segundo Rui Costa, estaria a ser trabalhado há 18 meses.

Veja também: Ex-treinador do FC Porto deixa conselho a Mora perante hipótese de saída

“O Benfica merece mais”

Noronha Lopes termina com um tom crítico e desafiante: “Não é a propaganda eleitoral que irá mudar os factos. E não há comunicado, por muito rápido que seja, capaz de distorcer esta realidade. O Benfica merece muito mais”.

Esta troca de acusações surge num momento particularmente sensível para o universo encarnado, numa altura em que a corrida eleitoral se intensifica e os sócios exigem respostas claras sobre o futuro do clube, tanto em termos desportivos como patrimoniais.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues