O Benfica emitiu esta sexta-feira um comunicado oficial em resposta ao estudo económico encomendado por um grupo de adeptos, onde se inclui Marco Galinha. O clube da Luz classifica o relatório como “irresponsável, superficial”, e acusa os seus autores de “confundir conceitos básicos de gestão desportiva e económica”.
Veja também: Toda a verdade sobre a lesão de Pedro Gonçalves no Sporting
As conclusões do estudo, que coloca em causa a saúde financeira das águias, são negadas pelo Benfica, que reitera que o clube está sólido economicamente e não corre qualquer risco de sanções da UEFA ao abrigo das regras de sustentabilidade financeira.
🗣️ “O Benfica nunca recebeu qualquer alerta ou multa da UEFA sobre este tema. Aliás, como se pode atestar pelo último relatório do UEFA Club Financial Control Body (CFCB), o Benfica não é sequer mencionado, ao contrário de outros clubes”.
⚠️ Três pontos principais do comunicado do Benfica
📌 Sustentabilidade financeira:
✅ O Benfica nega qualquer risco de sanções da UEFA e reforça que não há problemas de sustentabilidade financeira.
📌 Mercado de transferências:
✅ As águias rejeitam que a intermediação nas transferências tenha um impacto significativo e destacam que, segundo o Observatório do Futebol (CIES), foram o 4.º clube europeu com melhor saldo positivo no mercado.
Veja também: O apalpão que está a indignar o futebol feminino em Espanha (Vídeo)
📌 Críticas à metodologia do estudo:
✅ O clube aponta falhas no relatório e questiona quem financiou o estudo, frisando que os seus autores “não consultaram o Benfica” antes de tirar conclusões.
🧐 Benfica questiona intenções por trás do estudo
As águias deixam ainda críticas à forma como o estudo foi apresentado:
🗣️ “É de particular relevância que um estudo anunciado como universitário tenha sido apresentado não na universidade, mas numa sala pequena de uma unidade hoteleira de luxo”.
Além disso, o clube questiona quem encomendou e financiou o estudo, defendendo que não foram consultados pelos seus autores.
🗣️ “Teríamos evitado que, de premissas erradas, conceitos trocados e factos apócrifos, se retirassem conclusões erradas”.
📊 O Benfica está mesmo em risco financeiro?
O clube da Luz assegura que “assume uma posição ímpar em Portugal e em termos internacionais no que concerne à sua sustentabilidade económica”, reforçando que nunca precisou de “perdões bancários” ou de recorrer a fair play financeiros.
Veja também: O arraso de Joana Marchão a publicação do Chega já é viral
💬 O que pensa desta polémica? O estudo tem fundamento ou é um ataque à gestão de Rui Costa?