adeptos-logo
Nacional
23/07/25

Sporting adquire totalidade do passe de Geny Catamo

O Sporting garantiu, de forma definitiva, a totalidade dos direitos económicos de Geny Catamo. Saiba mais.

O Sporting garantiu, de forma definitiva, a totalidade dos direitos económicos de Geny Catamo, num negócio com o clube moçambicano Black Bulls avaliado em um milhão de euros. O acordo, agora oficializado, será pago pelos leões em três prestações anuais — entre 2025 e 2027 — e supera em larga escala os 600 mil euros inicialmente estabelecidos contratualmente.

Veja também: Comentador do Benfica aplaude descida do Boavista: "Pelo que fizeram ao Benfica..." (VÍDEO)

A notícia foi revelada esta quarta-feira pela própria Associação Black Bulls, atual campeã do Moçambola, através de um comunicado em que detalha os contornos da negociação e elogia a conduta do Sporting no processo.

Segundo o emblema de Maputo, o acordo só foi possível após ultrapassado um "impasse" negocial com o Amora, permitindo que as conversações se realizassem directamente entre os leões e o clube moçambicano.

A aquisição definitiva dos direitos económicos do atleta Geny Catamo por parte do clube lisboeta representa mais um passo firme da consolidação da nossa política de formação e promoção de talentos”, lê-se no comunicado dos Black Bulls.

Veja também: Benfica prestes a fechar avançado que foi cobiçado pelo Sporting

De Maputo a Alvalade: o percurso de um campeão

Nascido em Maputo, Geny Catamo, de 24 anos, iniciou a sua formação no CD Maxaquene, antes de brilhar ao serviço dos Black Bulls e chamar a atenção do Sporting, que o contratou em 2019. Em Dezembro de 2021, estreou-se pela equipa principal dos leões e rapidamente começou a inscrever o seu nome nos livros da história do clube.

Tornou-se apenas o segundo jogador moçambicano a disputar a Liga dos Campeões e, nas duas últimas épocas, foi peça integrante do plantel que conquistou o bicampeonato nacional (2024 e 2025). Em Maio último, ajudou ainda o Sporting a conquistar a tão desejada 'dobradinha', com a vitória na Taça de Portugal — um feito que escapava ao clube de Alvalade há mais de 70 anos.

Veja também: Saída de Otávio do FC Porto pode sofrer inesperado volte-face

Com esta aquisição definitiva, os leões não só consolidam um activo desportivo com margem de progressão como também fortalecem as suas relações com o futebol africano, em particular com Moçambique, país de onde já chegaram nomes históricos como Hilário ou Eusébio.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!