O Sporting garantiu, de forma definitiva, a totalidade dos direitos económicos de Geny Catamo, num negócio com o clube moçambicano Black Bulls avaliado em um milhão de euros. O acordo, agora oficializado, será pago pelos leões em três prestações anuais — entre 2025 e 2027 — e supera em larga escala os 600 mil euros inicialmente estabelecidos contratualmente.
Veja também: Comentador do Benfica aplaude descida do Boavista: "Pelo que fizeram ao Benfica..." (VÍDEO)
A notícia foi revelada esta quarta-feira pela própria Associação Black Bulls, atual campeã do Moçambola, através de um comunicado em que detalha os contornos da negociação e elogia a conduta do Sporting no processo.
Segundo o emblema de Maputo, o acordo só foi possível após ultrapassado um "impasse" negocial com o Amora, permitindo que as conversações se realizassem directamente entre os leões e o clube moçambicano.
“A aquisição definitiva dos direitos económicos do atleta Geny Catamo por parte do clube lisboeta representa mais um passo firme da consolidação da nossa política de formação e promoção de talentos”, lê-se no comunicado dos Black Bulls.
Veja também: Benfica prestes a fechar avançado que foi cobiçado pelo Sporting
De Maputo a Alvalade: o percurso de um campeão
Nascido em Maputo, Geny Catamo, de 24 anos, iniciou a sua formação no CD Maxaquene, antes de brilhar ao serviço dos Black Bulls e chamar a atenção do Sporting, que o contratou em 2019. Em Dezembro de 2021, estreou-se pela equipa principal dos leões e rapidamente começou a inscrever o seu nome nos livros da história do clube.
Tornou-se apenas o segundo jogador moçambicano a disputar a Liga dos Campeões e, nas duas últimas épocas, foi peça integrante do plantel que conquistou o bicampeonato nacional (2024 e 2025). Em Maio último, ajudou ainda o Sporting a conquistar a tão desejada 'dobradinha', com a vitória na Taça de Portugal — um feito que escapava ao clube de Alvalade há mais de 70 anos.