adeptos-logo
Vídeos
12/01/25

Penálti por marcar a favor do Benfica? Análise à arbitragem da Taça da Liga

Os especialistas dos diários desportivos O Jogo e A Bola e da rádio Observador analisaram o trabalho de João Pinheiro na final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica.

Os especialistas dos diários desportivos O JogoA Bola e da rádio Observador analisaram o trabalho de João Pinheiro na final da Taça da Liga entre Sporting e Benfica.

Veja também: Palavras de Lage deixaram Rui Costa sério e a culpa é de jogador do Sporting

Aos 38 minutos, Geny Catamo protagoniza uma dura entrada sobre Álvaro Carreras, acertando lateralmente na perna do espanhol. Dos especialistas de O Jogo, apenas Fortunato Azevedo defende que o ala do Sporting deveria ter sido sancionado com o cartão amarelo, opinião também defendida por Duarte Gomes e Pedro Henriques.

"Erro de análise de João Pinheiro, o mais evidente até então: Geny Catamo entrou de forma muito negligente sobre Álvaro Carreras. Ao tentar tocar na bola em tacle deslizante rente ao solo, o avançado moçambicano atingiu a perna do adversário com a sola da bota. A infração devia ter sido sancionada com cartão amarelo", escreve Duarte Gomes.

Veja também: Sérgio Conceição com entrada em falso na estreia na Serie A (VÍDEO)

Aos 40 minutos, o árbitro João Pinheiro assinalou grande penalidade a favor do Sporting, por falta de Florentino sobre Maxi Araújo. Os especialistas são unânimes ao defenderam que o lance foi bem ajuizado.

"Decisão acertada do bracarense, fruto da sua boa colocação: Florentino nunca tocou na bola (foi Maxi Araújo que a desviou), chegando tarde à dividida. O médio encarnado levou toda a perna esquerda para a trajetória de corrida do adversário, que progredia em velocidade e acabou derrubado. O uruguaio não fez por evitar o contacto, é certo, mas todo o risco foi corrido pelo jogador do Benfica. Pontapé de penálti bem assinalado", escreve Duarte Gomes

Veja também: Rui Borges reage à derrota do Sporting na final da Taça da Liga

Aos 47 minutos o Benfica reclama de uma grande penalidade por mão na bola por parte de João Simões. Perante as imagens repetições disponibilizadas na transmissão, os especialistas consideram que a decisão de não assinalar penálti foi acertada. No entanto, Pedro Henriques e Duarte Gomes alertam para o facto de as imagens não serem totalmente esclarecedoras.

"Momento de dúvida maior, que infelizmente nenhuma repetição televisiva esclareceu de forma cabal: João Simões, dentro da sua área, intercetou cruzamento de Akturkoglu, recorrendo ao ombro (?) e braço esquerdo. O jogador do Sporting, inicialmente com o abraço aberto, desviou a bola quando o estava a recolher para junto do corpo, não sendo certo se essa resvalou noutra parte do corpo antes de descer para zona perigosa. Face à ausência de certezas, a decisão que árbitro e VAR tomaram merece o benefício da dúvida", escreveu Duarte Gomes.

Veja as análises abaixo.

Veja também: Félix baila diante do defesa e marca um golaço na Taça (Vídeo)